ENVELHECIMENTO: RISCO OU OPORTUNIDADE?

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

ENVELHECIMENTO: RISCO OU OPORTUNIDADE?

Estudar, trabalhar, aposentar. Este ciclo acabou. Quer saber por quê?

Lembro com saudades do meu avô materno. Ele faleceu com 63 anos, após passar uns bons anos aposentado. Em algumas semanas, bebemorarei meus 68. Não tenho planos para parar tão cedo, muito pelo contrário, continuo criando valor para mim e para os outros, me reciclando constantemente, para tornar útil o conhecimento acumulado.

MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS

Pela primeira vez na história, temos muitos casos de três gerações (Baby Boomers, millennials e geração Z) trabalhando em conjunto. Se, por um lado, isto é um conflito potencial, por outro, potencializa a inovação, com as raízes da experiência. Cada um aporta uma visão distinta, que faz com que o todo possa ser maior do que as partes.

A combinação de aumento da idade média, com uma taxa de natalidade menor, e o aumento da volatilidade/rotatividade dos mais jovens, transforma a senioridade em um ativo necessário.

MUDANÇAS PESSOAIS

O trabalho deixou de ser puramente uma necessidade de pagar as contas, ou acumular reserva para tempos difíceis. É uma forma de buscar propósitos, manter uma identidade, prazer em poder contribuir, sentindo-se útil.

MUDANÇAS NA GESTÃO

O mundo VUCA, combinado com a IA, exige novos modelos. Os mais jovens são muito mais ágeis no uso da IA, mas os mais velhos sabem formular melhor as perguntas para fazer um bom prompt. O ser humano não será dominado pela IA, mas por outro humano que use bem a IA. Esta combinação poderá ser uma vantagem competitiva importante.

A inspiração para escrever este post é um exemplo vivo desta interação geracional. Recebi o artigo citado na fonte, do amigo David Zamith, chairman da Ruy de Lacerda, que me mostrou na prática como se faz esta mescla geracional. Do alto dos seus quase 80 anos, entre pedaladas e surfadas, continua sendo uma raiz do negócio, e exemplo de longevidade com proposito e geração de valor.

Como você está combatendo o etarismo?

Fonte: “Quando o Fim da Carreira Deixa de Ser o Fim do Trabalho” – Revista Ver – Helena Oliveira.

#ismarbecker #carreira #oportunidades #etarismo #motivação #desafios

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest