Não existe uma receita para a felicidade. É impossível estar feliz o tempo todo. Quer saber por quê?
Ser indica uma situação/estado permanente. Sou brasileiro, por exemplo. Estar é temporário, circunstancial. Esta é a tese do Eduardo Giannetti da Fonseca, no livro FELICIDADE.
Filósofos gregos pregavam a EUDAIMONIA, a busca da excelência e pela prática da virtude, com o uso da razão. O equilíbrio das virtudes morais e intelectuais levaria a pessoa a uma felicidade mais duradoura.
O conceito de felicidade muda com a idade. Jovens buscam a felicidade imediata o tempo todo. Com o passar dos anos, vamos aprendendo que grandes picos de felicidade têm vida curta e são insustentáveis ao longo do tempo.
Saber e aceitar que a vida tem altos e baixos é fundamental para enfrentar os momentos difíceis. É similar a um balanço, onde temos os ativos e os passivos. Desde que os primeiros sejam maiores do que os segundos, estamos no caminho da Eudaimonia. É o que estou tendo que praticar neste momento.
Um amigo me lembrou de um trecho do livro “Carta a Meneceu”, também conhecido como “Carta sobre Felicidade”, de Epicuro.
“A FILOSOFIA é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo, sentir-se rejuvenescer através da recordação das coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que estão por vir”.
“É necessário, portanto, cuidar das coisas que trazem felicidade, já que estando a Felicidade presente, tudo temos e, sem ela, tudo fazemos para alcançá-la”.
Como está a sua viagem para estar feliz?
Fonte: “Sentido da Vida: Debate da Felicidade” – Fórum do Amanhã 2024; “Felicidade” – Eduardo Giannetti; “Carta a Meneceu” – Epicuro.
#ismarbecker #motivação #oportunidades #carreira #felicidade #desafios #Filosofia



