DRAMA DA EMPRESA FAMILIAR

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

As famílias felizes se parecem, mas as infelizes são únicas nos seus conflitos. Isto fica mais complicado na Empresa Familiar. Quer saber por quê?

Nasci em uma família de empreendedores. Meu bisavô, meu avô e meu pai começaram negócios. Trabalhei quase 20 anos em uma empresa familiar. Desde que saí, para começar meu próprio negócio, quase todos meus clientes são empresas familiares.

Contei um pouco desta história, que ainda não terminou, em um bate-papo com um expert neste assunto, meu amigo Fernando Blanco. Alguns dos pontos sobre os quais falamos:

  1. SUCESSÃO

Quem sai: o que farei no day after? Larguei um osso. Onde está o novo osso? Quem entra: ser ou não ser? Eis a questão! Este realmente é meu sonho?

  1. PAPÉIS

Os envolvidos podem ser Familiares, Sócios, Executivos, ou uma combinação de dois, ou dos três. O modelo dos Três Círculos, de Tagiuri e Davis, facilita entender bem o papel de cada um dos envolvidos.

  1. CONFLITOS

O organograma da empresa vale até que, no churrasco do domingo, o “familiograma” entre em ação. No dia a dia, o “funcionograma”, comandado pelos escudeiros do fundador, que podem comer uma nova estratégia no café da manhã.

  1. CULTURA

Meu saudoso pai dizia que as glórias do passado não justificam os erros do presente, nem garantem o sucesso do futuro. O problema, às vezes, é que as glórias do passado são tão fortes que impedem as inovações necessárias para um novo mercado. Por isso, decidi deixar de ser o príncipe herdeiro.

  1. PATRIMÔNIO

Dividendos não são salários, nem a empresa garante manter o nível de vida. Empreendimento envolve risco.

  1. PROFISSIONALIZAÇÃO

Contratar um executivo externo é uma solução, não a única solução. Entender a cultura, os valores, respeitar a história da empresa é fundamental. Um empreendedor ou familiar pode não ser um excelente gestor. Um gestor, muitas vezes, não tem o “espírito animal” do empreendedor.

  1. GOVERNANÇA

Estabelecer regras claras é difícil. Administrar conflitos sem regras claras é muito mais difícil.

A empresa familiar não precisa ser sinônimo de drama. Pode ser exemplo de longevidade, desde que seja mais empresa do que familiar.

O bate-papo completo está disponível no YouTube. Pode usar sem moderação. Se quiser discutir as suas dúvidas, estou à disposição.

Quais suas experiências com empresas familiares?

Fonte: Blanco Entrevista Ismar Becker – Empresa Familiar: Desafios de gestão e sucessão – YouTube – Ecossistema Blanco.

#ismarbecker #motivacao #carreira #EmpresaFamilia #sucessão #empreendedorismo

 

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest