CRISE GLOBAL

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

O mundo está à beira de um colapso causado pelo endividamento fora de controle. Vamos ver por que dois dos maiores e melhores investidores mundiais apostam nisto, e o que podemos fazer para nos proteger?

Warren Buffet e Ray Dalio são duas feras de finanças. Começaram comprando ações na adolescência e estão em todas as listas dos bilionários do planeta. Dalio defende uma teoria de que o excesso de endividamento leva a crises cíclicas curtas, a cada 10 anos, e longas a cada 75 anos. Buffet diz que os ativos (ações) estão em um patamar muito elevado, o que pode levar a um crash. Vamos ver o que eles dizem e fazem com seu dinheiro.

FIM DO CICLO DÍVIDA GLOBAL

Os indicadores de que estamos à beira de uma grande crise, comparável à de 1929, segundo Dalio, são abundantes:

– A dívida pública e privada global ultrapassa 400% do PIB mundial.

– EUA, Europa e Japão enfrentam custos de juros insustentáveis.

– A dívida da China, difícil de avaliar, deve passar dos 200% do PIB.

– Bancos centrais são forçados a monetizar parte da dívida (impressão de dinheiro).

– A inflação teima em manter-se alta, o crescimento econômico é baixo, ou negativo, e moedas globais desvalorizam.

– Cresce o risco geopolítico (EUA–China–Oriente Médio).

– Populismos fiscais avançam no mundo inteiro.

ESTOPIM

Um acidente aéreo dificilmente acontece por uma única causa, mas pela combinação de muitas. As crises econômicas também. Alguns dos fatores que estão nos levando a uma quase inevitável crise são: espiral de crescimento da dívida dos EUA (8 a 10% ao ano), perda de confiança no dólar como reserva, juros artificialmente baixos, polarização política, tensões geopolíticas (EUA/China), excesso de confiança, alavancagem financeira, especulação com IA.

Em resumo, a combinação de uma dívida impagável, com a perda de confiança no modelo e um conflito entre as duas potências, pode provocar uma crise de pânico.

PRECAUÇÕES

Em época de muda, passarinho não canta, diz a sabedoria popular. O conselho dos dois é simples: sente-se em cima do caixa, pessoal ou do negócio.

E O BRASIL?

Como estamos no modo Gasto é Vida, turbinado com campanha eleitoral antecipada, quando esta crise estourar seremos pegos no contrapé. Aí vai valer a máxima do Buffet: quando a maré baixa, vemos quem estava nadando nu.

Como você está nadando?

Fonte: “Warren Buffett: ‘Your Money Is Already Gone’ (2025 Interview)”; “How America Goes Broke — ft. Ray Dalio | Prof G Markets”.

#ismarbecker #economia #juros #crise #inflação #divida #dolar

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest