COMO AS EMPRESAS MORREM

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

A empresa onde você atua tem algum problema de burocracia, silos, microgestão ou visão de curto prazo?

A combinação das características acima é um claro indicador de uma séria doença que pode levar ao fim do negócio, porque a energia e o tempo são desperdiçados em correrias, apagar incêndios e administrar conflitos internos.

No post Assassino Silencioso (https://www.linkedin.com/posts/ismar-becker-mentor-consultoria-conselheiro-ceramica-harvard-insead-gestao-mercadointernacional_ismarbecker-motivacao-desafios-activity-7396502540705669120-Rc0O?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAAARo_foBpfX5GE_-09VncWDfJ_1OyK0NtBc) falei sobre os efeitos da entropia que leva os organismos à desordem. Uma empresa é um organismo composto por pessoas, são o reflexo dos seus líderes, seguem comportamentos, valores dos seus líderes. Sem comportamentos e ações claras para evitar a desordem, a lei da entropia segue seu caminho, levando à desordem.

Quando estamos com algum desconforto físico, procuramos um médico. O que fazer quando sentimos que a empresa está perdendo espaço no mercado, colaboradores e tendo prejuízo?

Um checklist dos seguintes pontos pode indicar o grau de gravidade da doença, que Richard Barrett chama de valores limitantes, que afetam a performance do negócio:

Controle excessivo, burocracia, competição interna, silos, foco em curto prazo, microgestão, busca de culpados, manipulação, cautela exagerada, aversão ao risco, perfeccionismo.

Cada um destes valores limitantes é energia desperdiçada, que poderia/deveria ser usada para evitar os efeitos de entropia, aproveitando oportunidades, reduzindo custos, abrindo novos mercados.

Os efeitos dos valores limitantes podem levar anos para afetar os resultados da empresa, mas, como uma doença, devem ser tratados o mais cedo possível, antes que se tornem incuráveis.

Você já identificou os valores limitantes do seu negócio, ou da empresa onde atua? Já fez algo para reduzi-los ou eliminá-los?

Fonte: “The New Leadership Paradigm” – Richard Barrett.

#ismarbecker #gestão #motivação #inovação #Zona Conforto #desafios

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest