CAUSA MORTIS EMPRESAS FAMILIARES

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

“Todas as famílias felizes se parecem entre si; cada família infeliz é infeliz à sua maneira”. Quer saber por quê?

Usei esta frase de Tolstoi em Anna Karenina, para responder à pergunta de um fundador preocupado com sua sucessão, o bem-estar da família e a perenidade do negócio.

O ponto comum das sucessões pode ser resumido em uma palavra: ALINHAMENTO. Por isto, as sucessões bem-feitas, em empresas familiares felizes se parecem entre si. A falta de alinhamento, pode acabar com o negócio, de várias maneiras. Por isto, as sucessões fracassadas, em empresas familiares infelizes, acontecem de maneiras distintas. Vamos ver quais são alguns destes alinhamentos:

  1. VALORES

É o propósito comum, a ética compartilhada, a confiança. Sem um alinhamento nos valores, decisões sobre reinvestimento x distribuição de dividendos, expansão x venda do negócio, por exemplo, nunca serão objetivas. Os valores pessoais terão mais peso do que os da família.

  1. GOVERNANÇA

Além dos controles legais, se não houver um alinhamento com relação à remuneração de familiares, executivos, uso de bens da empresa, estarão sujeitos a peculiaridades pessoais, ou de uma parte da família.

  1. CONSELHOS

Conselhos formais ou informais devem guiar suas decisões no alinhamento de valores e da governança. Investimentos não podem ser feitos por caprichos de parte da família. Conselheiros devem ter o profissionalismo de sair se isto não for seguido.

  1. PARENTES POLÍTICOS

Genros, noras, seguidos de netos podem ter valores totalmente distintos. Não podem participar da gestão, ou mesmo das decisões de investimento, se não estiverem alinhados com os valores da empresa.

  1. SUCESSÃO

Evidentemente, as competências “hard” (técnicas) e “soft” (relacionamento) são essenciais, mas o alinhamento com os valores é mais importante. Diferenças de estilo, geracionais, são óbvias, mas não são os valores que fazem a diferença.

Dizem que se conselho fosse bom, não seria de graça. Farei uma exceção, baseado no que vi e vivi em empresas familiares:

– Não ignore os problemas, por menores que possam parecer.

– Discuta os problemas, as diferenças em um fórum (local) formal, respeitando a individualidade, além da estrutura formal da empresa.

– Trate os problemas o mais cedo possível. Vale a lógica de uma doença. Quanto antes tratada, a probabilidade de cura é maior e o custo mais baixo.

Quais são outros tópicos que necessitam alinhamento?

#ismarbecker #EmpresaFamiliar #Sucessao #governanca #conflitos #perenidade

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest