CARTA AO FUNDADOR 2212

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

O que você gostaria de ouvir deitado no caixão do seu velório? Por favor, não interrompa a leitura. O tema não é a morte, mas o que podemos fazer antes que nosso dia chegue. Aceita o desafio de continuar lendo ou você é daqueles que pensam que são imortais?
Convivendo e trabalhando com meu saudoso pai, Otair Becker,na Oxford Porcelanas, tive o privilégio de viver desde cedo com fundadores de empresas. Nesta convivência, observei características similares em quase todos eles: abundância de energia e ideias, dificuldade para descansar, grandes ambições, muitos picos de euforia, irritação com detalhes, pensar e falar rápido, fazer amigos e seguidores, com a mesma facilidade que fazem inimigos. A lista completa está no livroThe Hipomaniac EdgedeJohn Gartner, com o subtítulo (tradução livre) “A relação entre um pouco de loucura e muito sucesso”.
Outro ponto em comum é com relação a sua própria finitude. Os fundadores conhecem a frase deEduardo Giannettiem o “Valor do Amanhã”de que “a vida é um período finito com data indefinida para acabar”. O problema é que a maioria acredita que vai viver muito mais do que os mortais comuns, e pensam que isto não vai acontecer com eles. Meu pai definiu um plano de sucessão, elaborado com a assessoria do grandeJoão Bosco Lodi,que estabelecia um prazo de cinco anos para sair da operação. O problema era que os cinco anos eram móveis como o horizonte.
Algumas frases comuns aos fundadores: “doença e filho drogado só ocorrem na família dos outros”; “sei que vou morrer, mas tratarei da sucessão mais tarde”; “vou tratar da sucessão quando a empresa estiver redonda”; “ férias são só para recuperar as energias e voltar ao trabalho”. Estas frases estão no tópico Cartas ao Fundador, no livro “Cartas ao Jovem Herdeiro” do mestreRenato Bernhoeft, fundador e presidente do Conselho de Sócios daHöft Consultoria.
Você é daqueles que não tem medo da morte, mas não quer estar por perto quando acontecer ou já pensou que algum dia não estará mais por aqui? 
#ismarbecker #carreiras#oportunidades #empreendedorismo #höeft #RenatoBernhoeft #EduardoGiannetti #Oxfordporcelanas
@empresafamiliar

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest