Para chegar ao comando de um negócio, é necessário pensar e agir diferente da maioria das pessoas. Quais são algumas competências que estas pessoas têm?
Na semana passada, encontrei um grande empresário que se queixava da morosidade de algumas ações na sua empresa. Ele lembrou que isto é ainda mais importante no cenário econômico e geopolítico conturbado no qual estamos, onde a velocidade na tomada de decisões é cada vez mais importante. Como fazer isto em organizações onde a burocracia (externa e interna) e a aversão ao risco dominam?
Vamos dar uma resposta em conjunto para ele? Para aquecimento, sugiro assistir aos dois podcasts citados nas fontes abaixo.
PILARES MINDSET EMPREENDEDOR
- Visão clara: qual é o nosso negócio? Para onde queremos ir? Não basta o CEO saber, todos têm que saber e acreditar. É fundamental ser didático, ajustando o discurso a cada público.
- Tomadas decisões com disciplina e rapidez: desenvolver um sistema/método de tomada das decisões. Pelo menos das mais frequentes. Mestre é o que faz as coisas instintivamente, por seguir um método.
- Foco no cliente: um negócio tem que resolver um problema/demanda do cliente. Só ele que gera valor. Peter Drucker já disse que as duas funções mais importantes da empresa são inovação e marketing.
- Humildade: descer da torre de marfim. Exercitar empatia, aprender com os outros, assumir os erros.
- Coragem para ariscar e errar: uma piada comum na Alemanha é que alguns têm tanto medo de morrer que acabam cometendo suicídio. Inovação não existe sem risco e erro. Além disto, aprendemos mais com os erros. O CEO da Amazon faz uma analogia com uma porta giratória. Você pode sair pela porta em um projeto que dá errado, mas pode entrar pela mesma porta para tentar de novo.
Que outros pilares você acrescentaria?
Fontes: “Amazon CEO Andy Jassy on Agility, IA Strategy and the Changin Rule of Managers” – Harvard Business School; “How CEOs Really Think” – Dr. Grace Lee.
#ismarbecker #motivação #carreira #oportunidade #empreendedorismo



