Em uma negociação, você tem três cenários: ganha, perde, chega a um acordo. Será que isto vale também para a política?
Nesta sexta-feira (12/09), conversarei com os participantes do 3º Fórum promovido pelo Instituto Liderança e Liberdade, em Joinville – SC. Por solicitação do amigo Vanderlei Borges, colocarei um pouco de pimenta na sopa Liberal brasileira.
Por definição, nós, liberais, acreditamos que a evolução social e política acontece pelo diálogo. Temos que ouvir as opiniões, mesmo que contrárias às nossas. Lamentavelmente, em um Brasil literalmente rachado ao meio, isto é quase impossível.
Só existem três categorias de pensamentos políticos: seguidores do Aiatolá populista da esquerda, seguidores do Messias da direita e os isentões. Esta última categoria, na qual me enquadro com orgulho, está na situação do marisco, entre a rocha e a onda.
Um dos conceitos que vou abordar é o dilema brasileiro de continuar em uma ZONA, política, econômica e social, ou tentar encontrar um ZOPA.
O QUE É ZOPA?
Zopa é um dos principais fundamentos da escola de negociação de Harvard, fundada por Roger Fisher e William Ury, que literalmente mudou minha visão profissional e pessoal. É o acrônimo de “Zone of Possible Agreement”, ou Zona de Possível Acordo, sendo o espaço onde os interesses das partes em negociação se sobrepõem.
Um exemplo simples. Quero vender meu carro que vale R$ 100 mil, mas estou disposto a vender por 95 mil. O comprador quer pagar 90 mil, mas pode chegar até 96 mil. O Zopa está entre os 95 e os 96 mil. Só o comprador aceitar pagar 94 mil, não tem Zopa.
E O ZOPA POLÍTICO?
No caso do carro, se não tiver um Zopa, o vendedor vai procurar outro comprador, que vai procurar outro vendedor. Esta lógica não funciona quando dois lados de um país não conseguem chegar a um Zopa, já que terão que conviver no mesmo país.
ZOPA BRASIL
Buscar um Zopa no Brasil tem como primeiro passo desconsiderar os 15% de extremistas de cada lado, focando nos 70% que têm interesses em comum, como:
– Crescimento econômico e emprego.
– Combate à corrupção.
– Segurança Pública.
– Reforma Tributária (justiça tributária) e administrativa (redução dos privilégios do poder público).
– Responsabilidade nos programas sociais.
Você acredita que podemos encontrar um Zopa para sair da Zona na qual estamos?
Fonte: Palestra do Instituto Liderança e Liberdade – Joinville – 12/09; “Como Chegar ao Sim” – Roger Fisher e William Ury.
hashtag#Ismarbecker hashtag#política hashtag#polarizacao hashtag#maniqueismo hashtag#Conciliacao hashtag#negociacao



