Estamos numa encruzilhada. Continuamos a festa até a comida e a bebida acabarem, ou caímos na real, arrumamos a casa, para ter uma festa sustentável. Quer conhecer os dois caminhos?
– Bíblia Sagrada: na parábola dos Dois Caminhos (Mateus 7:13-14), Jesus falou sobre o Caminho Largo (fácil e atraente), que leva à perdição, e o Caminho Estreito (difícil e virtuoso), que leva à verdadeira felicidade.
– Mitologia Grega: Hércules encontra mulheres em uma encruzilhada. Kakia, belíssima, oferece uma vida de prazer, mas com ela no controle. Arete, mulher simples, ofereceu um caminho árduo, cheio de sacrifícios, mas que traria glória e respeito a Hércules.
Desde o Plano Real, vivemos no mesmo dilema. Por um lado, o caminho fácil do “Gasto é Vida”, que a cada quatro anos votemos nos ungidos que realmente vivem uma vida fácil, e nós pagamos a conta. O outro lado estava colocando a casa em ordem, como as formigas da fábula de Esopo, que se preparavam para o inverno, enquanto cigarras vermelhas cantavam, financiadas pelo Estado.
Em um debate entre Ciro Nogueira, presidente do PP, e Edinho Silva, candidato a presidente do pt, ficou claro quem são as formigas e as cigarras.
As respostas de Edinho foram longas e fugiram das perguntas, sendo o principal, o futuro do partido sem o Demiurgo de Garanhuns. Algumas promessas no estilo que a linda Kakia fez para Hércules:
– Resultados: o presidente não está podendo governar porque não tem maioria no Congresso, mesmo assim, o governo está muito bem. Os baixíssimos índices de aprovação são uma tendência mundial, não têm nada a ver com este governo.
– Prioridades deste e do próximo governo, será o mesmo: unir o Brasil, quem não aceitar é fascista. Reforma Eleitoral, com voto em lista, para eleger mais deputados e senadores. Acabar com as desigualdades. Priorizar a transição energética. Garantir a educação integral. Implementar programa da Primeira Infância, sem especificar do que se trata. Redesenhar a geografia econômica mundial. Enfrentar o desafio digital. Aprovar uma agenda de nação, não de partidos.
Talvez por ser amigo do Edinho, ou pela verdadeira viagem na maionese, o senador Ciro Nogueira, focou na crise política, fiscal e inflacionária. A casa está pegando fogo, não é hora de discutir a troca de cortinas, como a transição energética, em um país que tem uma das matrizes mais limpas do planeta.
O foco tem que ser enfrentar a “Obesidade Mórbida” do Estado, com uma Reforma Administrativa, e tirar as pessoas da dependência do Estado. Mostrou que em 5 anos teremos mais pessoas ganhando um salário-mínimo do BPC (Benefício de Prestação Continuada) do que no Bolsa Família.
Vou resumir minha avaliação e fazer uma proposta, emprestando uma frase de Monteiro Lobato: “Ou o Brasil acaba com as cigarras, ou as cigarras acabam com o Brasil”.
Como podemos combater?
Fontes: “CEO Conference 2025: Ciro Nogueira e Edinho Silva discutem o cenário político e macroeconômico” – BTG Pactual.
#ismarbecker #economia #política #inflacao



