BRASIL À DERIVA

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Apertem os cintos. O piloto caiu de bêbado. A tripulação briga para ver quem assume o comando. Esta é a situação do Brasil no final de 2025, ano que não vai acabar. Quer saber por quê?

A democracia de três poderes de Montesquieu perdeu a capacidade de coordenação no Brasil. Temos um conflito permanente entre os poderes, uma total falta de coordenação de ações, um poder tentando vetar as decisões dos outros, uma crescente falta de legitimidade do Estado. Bem-vindo ao Brasil disfuncional de 2025, não mudará em 2026. Vamos aos fatos.

  • Ministro beiçudo do STF joga a Constituição no lixo, blinda ministros do STF de impeachment. Tentativa tão absurda que foi suavizada (sic!) alguns dias depois.
  • Filho 01 se lança candidato à presidência para barrar a madrasta. No dia seguinte, diz preço para não ser candidato. Perde o pouco apoio que tinha.
  • O Senado aprova lei do Marco Temporal das terras indígenas para acabar com a chantagem dos caciques de verdade.
  • A Câmara de Deputados aprova dosimetria das penas dos envolvidos na tentativa de golpe. O Messias ia cumprir pena em casa, mas terminou o delírio da anistia. Candidatura do 01 subiu no telhado.

– Câmara vai cassar mandatos de quatro deputados, entre eles o do 03. Já retrocedeu em dois.

– Ministro do STF pega carona em jatinho de advogado que defende bandidos de um banco falido. Em seguida, decreta sigilo absoluto nas investigações do roubo.

Nesta confusão toda, ninguém sabe, ninguém viu por onde anda o inquilino do Palácio do Planalto. Por quê? Simplesmente porque ele é carta fora do baralho na disputa de poder entre o Legislativo e Judiciário.

Estamos em um cenário descrito por Charles Lindblom, onde nenhum poder aceitar plenamente os limites do outro, o sistema não colapsa por ruptura… colapsa por desgaste. Temos uma paralisia do poder, um conflito contínuo, a incapacidade de coordenar ações, o aumento do poder de veto, uma perda de credibilidade e legitimidade dos poderes.

Quando a corda vai arrebentar?

#ismarbecker #política #eleições #democracia #governo

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest