A repressão ao direito à livre expressão existe em todas as ditaduras. A autocensura ou aquela feita por colegas é um sinal de um regime de terror. Quer saber como isso aconteceu comigo?
Para proteger as pessoas que estavam na minha palestra sobre o imbróglio entre os EUA e o Brasil, omitirei o local do evento. Só posso dizer que fui convidado por empresários para falar sobre as causas e consequências das taxações dos EUA contra o Brasil.
O convite foi motivado pelo artigo do jornal A Gazeta, de São Bento do Sul, com a história da minha experiência em uma audiência em Washington que investigava a pirataria de software no início da Nova República. As coincidências daquele episódio com o que estamos vivendo hoje são incríveis.
Estou muito preocupado de que as consequências do uso eleitoreiro do problema pelo (des) governo causem milhares de demissões. Comentei isso no meu post https://www.linkedin.com/posts/ismar-becker-mentor-consultoria-conselheiro-ceramica-harvard-insead-gestao-mercadointernacional_ismarbecker-eua-comex-activity-7351204023733039105-mDdt?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAAA2bOxcBye2CyN6KPOWtiZwk3L_FHnxMT84
Em Santa Catarina, já temos muitas empresas em férias. Caso as tarifas de 50% sejam aplicadas no início de agosto, teremos milhares de demissões.
Para tornar a palestra mais leve, usei algumas imagens geradas por IA de três posts no LinkedIn sobre o assunto, com mais de 60.000 visualizações. Como o público era uniforme, em um ambiente fechado, não vi nenhum problema em usá-las. Para minha surpresa, quando cheguei no evento, fui avisado de que não poderia usá-las, para minha segurança e a dos participantes.
A AUTOCENSURA pode ser feita pelo próprio indivíduo, ou por pares, como foi meu caso. Ela é resultado de um medo provocado por um autoritarismo internalizado, quando uma parte da população perdeu a confiança no sistema, com receio antecipado de represálias.
Ao final da palestra, sem os slides, fui aplaudido por toda a plateia, com exceção do promotor do evento. Muitos me cumprimentaram pela coragem (sic!) em falar diretamente, sem rodeios, além de dar nome aos bois.
Apesar dos aplausos e elogios, saí muito triste por perceber que estou vivendo em uma sociedade com medo. Uma frase de Václav Havel, herói da resistência ao comunismo da então Tchecoslováquia, resume o momento atual do Brasil:
“Quando todo mundo sabe haver uma linha que não pode ser cruzada — mas ninguém sabe exatamente onde ela está — a sociedade se cala.”
Eu não vou me calar!
Quando vamos recuperar nossa LIBERDADE?
#ismarbecker #Censura #Liberdade #ditadura #opressao



