Existem quatro tipos de países. Os desenvolvidos, os em desenvolvimento, o Japão e a Argentina. Pelo andar da carruagem, a Alemanha vai entrar na lista, ao lado da Argentina. Quer conhecer este milagre ao contrário?
Um dos mais renomados economistas alemães, Hans-Werner Sinn, vem há muitos anos criticando a política utópico-idealista dos governos alemães e da ditadura burocrática da União Europeia em Bruxelas. Em uma recente entrevista, ele pergunta: a economia alemã ainda pode ser salva?
NÚMEROS DA DECADÊNCIA
Um processo de desindustrialização acelerou em 2018. Nestes sete anos, a produção industrial caiu 15%. A indústria automobilística, com a química, um dos pilares econômicos do país, caiu 22%. O PIB cresceu entre 0,8 e 1% ao ano até 2022, quando o país entrou em recessão. A invasão da Ucrânia acelerou este processo de forma irreversível, na opinião de muitos.
PARADOXO VERDE
Este pode ser considerado o resumo das causas da decadência alemã. Acreditar que tornar a Alemanha 100% verde, sendo que o resto do planeta, especialmente a China e Índia, aumentam o consumo de combustíveis fósseis a taxas anuais maiores do que a geração total da Alemanha, é ingenuidade ou má-fé.
Alguns passos em direção à utopia verde foram:
– Fechar as usinas nucleares.
– Apostar, ingenuamente, que as energias renováveis poderiam substituir as convencionais.
– Confiar na Rússia como fornecedora de gás, enquanto a utopia energética renovável substitui as convencionais.
– Patrocinar na União Europeia a proibição da venda de carros com motor a combustão a partir de 2035.
SOLUÇÕES
A Alemanha ressurgiu das cinzas depois das duas grandes guerras. Foi derrotada nas duas. O resultado da primeira (1914-1918) foi o nazismo. O da segunda (1939-1945) foi uma das principais economias do planeta. Hans-Werner Sinn propõe uma série de ações para reverter a decadência alemã. Pena que a herança maldita dos 16 anos de uma anestesia política, econômica e de gestão, da Muti Merkel, tenha acabado com um grande país.
Churchill disse no final da Segunda Guerra que nunca tão poucos fizeram tanto para salvar tantos, falando sobre a RAF, Força Aérea Britânica.
Como uma mulher pode ter feito tanto para acabar com um maravilhoso país? Qualquer semelhança com um eneadátilo que destrói outro país maravilhoso não é coincidência.
Como as democracias podem se proteger de vermes como os que contaminaram a Alemanha e o Brasil?
Fonte: Hans-Werner Sinn: Kann Deutschlands Wirtschaft noch ger ettet werden? – Classen Talk.
#ismarbecker #Alemanha #economia #exportações #China



