ADMINISTRAR – CIÊNCIA OU ARTE?

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Se você tivesse que escolher somente um livro de administração de negócios para levar para uma ilha deserta, qual escolheria?

Esta foi a pergunta que me fizeram semana passada. Uma parte da resposta é fácil, a outra não. Quer saber por quê?

A parte fácil é o autor: Peter Drucker. Mais de meio século iluminando gestores no mundo inteiro. É o filósofo de gestão. A parte quase impossível é escolher um dos muitos livros dele. Fiquei com um artigo publicado na Harvard Business Review, e depois no livro Desafios Gerenciais do Século XXI.

DESAFIOS GERENCIAIS DO SÉCULO XXI

Comprei o livro no aeroporto de Los Angeles, antes de pegar um voo para Sydney. Quase terminei na fila do controle de passaportes da Austrália. São as 224 páginas mais densas que já li. Leitura fácil, mais conteúdo. Quem não gosta de ler pode ler só o capítulo “Gerenciando a si”.

Neste verdadeiro resumo dos mais de 30 livros e milhares de artigos, Drucker diz que você tem que gerir sua vida e sua carreira, não esperar que os outros o façam. Os pontos que mais impactaram foram:

  1. Conheça seus Pontos Fortes: faço autoavaliações e peço feedback. Foco naquilo que faço, ou penso que faço bem. Tento identificar meus pontosfracos, mas não perco tempo tentando corrigi-los. É um esforço inútil.
  2. Como você trabalha melhor? Sempre fui tomador de decisões, gosto de trabalhar sozinho. Nos últimos anos, estou aprendendo a trabalhar em equipe, facilitando a tomada de decisões, como mentor ou conselheiro.
  3. Como você pode contribuir? Tento avaliar o que posso agregar na tarefa ou projeto, baseado na minha experiência, e tentando complementar as competências do grupo. Aprendi que não preciso ser o maestro da orquestra.
  4. Quais são seus valores: são as coisas que você não negocia. É como um ESG de verdade, não para uma placa na parede. Se não houver um alinhamento total, não entro, ou caio fora.
  5. Desafie-se constantemente: muito do que aprendi, principalmente com os erros, aplicohoje, comigo e com os outros. Os desafios do mundo atual exigem que me recicle constantemente. Talvez por issoo nome do meu primeiro negócio solo é SHIVA, um dos deuses da Tríade Hinduísta.

Brahma é o deus da criação, Vishnu, o deus da preservação e Shiva da destruição. Ele prega que você deve destruir tudo ao final do dia, para começar melhor no dia seguinte.

Você conhece? Você gerencia a si?

Fonte: “Desafios Gerenciais do Século XXI” – Peter Drucker.

#ismarbecker #motivação #carreira #oportunidades #gestão #empreendedorismo #Drucker

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest