A TIRANIA DO TEMPO

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

O tempo é o bem mais precioso que temos, porque é irrecuperável. Quer saber por que isto é ainda mais importante para quem já tem netos?

Eu comecei a me preocupar seriamente com a gestão do meu tempo, quando concluí que tinha mais passado do que futuro. Tive aquela sensação de que o saldo da conta estava baixando, e que não tinha como repor o que estava gastando. Como acredito que este deva ser um desafio para todos, vou compartilhar algumas ideias de um podcast e de um livro sobre o assunto.

No livro Mindfulness, a autora descreve seis CRONOPERFIS, para agrupar como trabalhamos com nosso tempo:

  1. Velociraptor hiperativo: sempre tentando fazer mais do que pode. Voa de um tema para outro. Agenda superlotada. Superestima a capacidade de tempo necessário para fazer tudo o que se propõe.
  2. Procrastinador: bom nos treinos, péssimo para o jogo. Por que fazer hoje se posso fazer amanhã?
  3. Precrastinador: faz tudo antes do tempo. Ansioso, tenta resolver qualquer coisa para aliviar a tensão. Chega no aeroporto horas antes do voo.
  4. Multitasker: chuta o escanteio, marca o gol, é o goleiro do time adversário. É um canivete suíço para o que der e vier. Não pode ver uma tarefa ou problema sem puxar para si.
  5. Hiperpontual crônico: nem a pontualidade suíça basta. Chega sempre antes do horário. Tem cada minuto controlado.
  6. Atrasado crônico: além de não cumprir sua agenda, esculhamba com a dos outros.

AUTOREFLEXÃO

Conhecer estes perfis, e o custo de tempo de cada um para nós, é fundamental para tentar um equilíbrio. Eu era um hiperpontual crônico, a ponto de chegar em festas antes do anfitrião. Como vendedor, tive que ir flexibilizando este perfil. Não sou tão japonês, que marca o começo e fim de um jantar, nem tão mexicano quando diz “ahorita”, que pode ser hoje, amanhã ou nunca.

No trabalho, nunca fui procrastinador, nem atrasado crônico. Sou uma combinação de Multitasker, tentando cada vez mais focar nas tarefas onde posso realmente somar, com Velociraptor, que escolhe os voos que valem a pena. Tento praticar o conselho de Sêneca: “Não é que temos pouco tempo, mas perdemos muito dele.”

Em que perfil você se encaixa?

Fontes: “Time Mindfulness” – Cristina Benito: “Domina tu tiempo o tu tiempo te dominará” – Ojala Hubiera Sabido Antes.

#ismarbecker #motivacao #planejamento #tempo #agenda #gestao #carreira

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest