A felicidade não está na chegada, mas nos comportamos da busca. Quer saber por quê?
O que acontece quando um time ganha o campeonato? Quanto tempo dura a satisfação de adquirir um bem material que você sonhava? Vale a pena viver correndo atrás de objetivos, para desfrutar por pouco tempo?
O rabino Ira Bedzow responde às perguntas com uma frase: “Posses, cargos e conquistas são temporários, enquanto o modo como agimos, com coerência, ética e compaixão, constrói um senso duradouro de identidade e realização”.
Darei um exemplo pessoal concreto. Faz muitos anos que comprei um Porsche Boxter, usado claro. Depois do êxtase inicial, comecei a ver a besteira que fiz. Não temos estradas no Brasil para andar com este carro. Você é visado pelos outros e pela Polícia Rodoviária. O seguro custa uma fortuna.
Para não dizer que não teve alegria nenhuma, ele serviu para desmontar uma agressão de um adversário na campanha para prefeito de 2020. Ele postou um meme meu no Porsche. Teve que tirar em meia hora, pela reação dos eleitores: “Vamos votar no Ismar. É rico e não precisa roubar!” A segunda alegria foi quando vendi o Porsche por um bom preço.
Veja cinco conselhos de Bedzow:
- Transforme valores em ações
Fazer escolhas que reflitam o que quero ser. Seguir os propósitos, que prolongam nosso estado de felicidade.
- Sucesso interno
Promoções no trabalho, status, bens materiais são importantes, mas geram prazer efêmero.
- Urgente x importante
Temos a tendência de fazer o urgente, esquecendo o importante. É uma das grandes causas de estresse e depressão. Reserve um tempo para aquele projeto que você vem procrastinando há tempo.
- Viver com propósito
Siga seus valores, para não se arrepender do que fez.
- Importância da comunidade
O que fiz para ajudar alguém? O que posso fazer para tornar o mundo um pouco melhor?
Não é simples?
Fonte: “An Ethicist’s Guide to Living a Good Live”- Ira Bedzow – Ted Talks.
#ismarbecker #motivação #proposito #felicidade #oportunidades #carreira



