Em uma palestra, me perguntaram por que terceirizar a produção na Leipold na Alemanha. A reação da plateia foi de incredulidade quando respondi que foi pela falta de comprometimento dos funcionários.
Onde ficou a competência dos alemães. Quer saber por que a Alemanha não é o que era?
LEIPOLD – CURTA HISTÓRIA
A Leipold já foi a maior produtora mundial de decalcomanias para decoração de porcelana e vidro Além da matriz na Alemanha, tinha fábricas na Espanha, Itália, China e Brasil. A terceira geração foi afastada pelos bancos. Comprei a empresa na segunda falência. A ideia era absorver tecnologia e trazer algumas máquinas para Beckter Transfers aqui em Santa Catarina. Como conseguimos gerar lucro nos primeiros meses de operação, resolvi manter o negócio.
Não demorou muito para perceber que tinha comprado gato por lebre. Não lembro de um único dia em que um dos 34 funcionários não estivesse de férias ou doente. As doenças mais comuns eram dores nas costas, stress, e outras difíceis de comprovar.
Após 5 anos, decidi terceirizar a produção. Como demitir alguém na Alemanha é quase impossível, pedir uma reunião com o delegado do trabalho. Após uma curta explanação, ele me interrompeu: “Não perca mais seu tempo. Demita todos. Seus funcionários não querem trabalhar”.
TESLA
Em 2019, o Elon Musk anunciou a construção de uma fábrica com 3 quilômetros quadrados, com 12.000 funcionários, para produzir 500.000 automóveis por ano, e baterias. A fábrica deveria estar pronta no início de 2021. Começou a operar só em março de 2022.
Tendo sobrevivido a burocracia para iniciar a construção, Musk teve que negociar com ambientalistas preocupados com os efeitos nos morcegos que vivem na zona e, até um atentado contra uma central elétrica.
Pouco depois, começaram as reclamações que as metas de produção eram muito altas, que faltava pessoal, e que os equipamentos de segurança eram inadequados. Isto causou os afastamentos por atestado em 30%. Burnout e dor nas costas eram as principais causas.
O mais bizarro, contudo, foi o sumiço de 65.000 xícaras dos refeitórios. Ou seja, cada funcionário, estatisticamente falando, tinha 4 xícaras em casa.
Você conhecia este lado sombrio da Alemanha?
Fonte: Deutsche Welle – “Tesla Factory Missing 65.000 Cups”.
#ismarbecker #motivacao #carreira #oportunidades #empreendedorismo #Alemanha #Tesla



