Você conhece a moral da história de que só quando a maré baixa, sabemos quem está nadando nu? Se não sabe é melhor buscar mais informação para não ser surpreendido na próxima crise econômica mundial. Vamos nadar um pouco, se necessário, para encontrar uma roupa de banho?
As crises econômicas não aconteceram de hoje para amanhã, diferentemente de um terremoto. Muito antes de um evento que deflagra uma grande crise, como a quebra do Banco Lehman Brothers em 2008, podemos identificar sinais que permitem mitigar seus efeitos. Um verdadeiro manual para identificar estes sinais é o livro deKennet RogoffeCarmen Reinhart“Oito séculos de Delírios Financeiros – Desta vez é diferente”. O artigo de capa da última edição da The Economist, nos dá claras indicações sobre a probabilidade de a maré baixar, além de quem pode ser surpreendido pelado. Vamos ver algumas:
– Preços ativos- Depois de forte aumento em 2021, os índices das ações caíram 5,3% em 2022.- Ações das chamadas Big Tech (lideradas pela Meta – antiga Facebook) tiveram grandes quedas.– As criptomoedas e ações de fabricantes de veículos elétricos acompanharam a queda.– Mesmo com esta queda, a relação preço ação x lucro anual, nunca esteve tão alto, desde a grande crise de 1929.
A combinação destes fatores já é um caldo de cultura excelente para uma crise. A dose de pimenta para tornar a sopa intragável poderá ser o aumento de juros previsto para 2022 (quatro doses de 0,25%). Pode parecer pouco para os 10,75% do Brasil, mas pode ser o suficiente para pegar sem trajes de banho aqueles que alavancaram aplicações acreditando que os juros negativos seriam permanentes. Uma amostra do que pode acontecer, foi a recente quebra do obscuro “Family office” Archevos, que causou um rombo de mais de 10 bilhões de dólares. O risco de um colapso como o de 2008 é não é alto. Os controles para evitar a especulação sem lastro reduziram o “exposure” das grandes instituições financeiras, mas se você, ou sua empresa tem dívidas elevadas é bom pensar em arranhar um calção de banho ou um biquíni, quando o nível das águas baixarem.
Você já avaliou como um cenário de recessão mundial, causando uma redução drástica de linhas de crédito, pode te atingir?
#ismarbecker #recessão #criseeconomica #crash #oportunidades #inovação



