O destino de grande parte das empresas familiares pode ser resumido no ciclo: pai rico, filho nobre, neto pobre. Quer saber mais sobre uma grande empresa brasileira que rompeu esta maldição?
Comecei minha carreira de caixeiro viajante naOxford Porcelanas, carregando pratos e xícaras de amostras no Brasil e em mais de 70 países. Nesta mesma época, muitas empresas de utilidades domésticas trilharam o mesmo caminho. Por falta de espaço, citarei só algumas:Nadir Figueiredo(Vidro),Porcelana Schmidt,Panex(Panelas),Bettanin(Plásticos),Meister(latas decoradas), Ceramarte (canecos de porcelana,Invicta(Garrafas Térmicas). Como frequentamos as mesmas feiras (Chicago e Frankfurt, eram as maiores) e atendemos muitos clientes em comum, nossos encontros fora do Brasil eram frequentes. Outro ponto em comum entre elas, é que todas eram empresas familiares. Uma das empresas deste grupo tornou-se um ponto fora da curva em termos de crescimento e sucessão geracional. Trata-se daTramontina, fundada em 1910, com um faturamento acima dos 10 bilhões de reais, com sua linha de produtos com mais de 22.000 itens, vendidos no Brasil e mais de 120 países. Em 16 destes países, têm centros de distribuição próprios.
Em algumas destas viagens, tive o privilégio de conviver com o Seu Ivo Tramontina e o Seu Rui Scomazzon, que são pais respectivamente do Clovis e do Eduardo, sucederam os pais na gestão em 1992. Nos próximos meses, Clovis vai passar a presidência para Eduardo, que em 2026, passará o comando para Marcos, filho de Clovis. As duas famílias detêm 100% do capital da empresa. Um dos mais novos projetos do grupo é a mais moderna e automatizada fábrica de porcelana do mundo. Nossa empresa, Beckter Transfers foi selecionada, para fornecer as decalcomanias para decorar parte da produção. Como o Clovis é um grande contador de histórias, não poderia deixar passar em branco esta importante etapa da empresa e publicou um livro que é um verdadeiro manual de gestão de empresa familiar, escrito em uma linguagem de bate-papo na mesa de um bar. Não deixem de ler: “Clovis Tramontina – Paixão, Força e Coragem”. No último capítulo, ele lista algumas lições de vida e para os negócios. Destaco cinco, que vi praticar inúmeras vezes:
– Os valores vêm da família, da formação, da disciplina, do trabalho, da dedicação e da disponibilidade.- Procure conhecer e se aproximar das pessoas certas, não importa a posição que elas ocupem.- Faça sempre de modo simples, prático e objetivo. – Tome decisões. Não deixe para depois.- Mesmo nas piores dificuldades, procure olhar a situação pelo lado positivo, porque é a oportunidade para crescer.
A última é a filosofia Estoica na essência, já que Clovis tem limitações de locomoção, devido à esclerose múltipla. Quais são as suas lições para a vida e para os negócios?
#ismarbecker #carreiras #motivação #empreendedorismo #negócios #tramontina
https://www.linkedin.com/company/nadir-figueiredo/
https://www.linkedin.com/company/bettanin/
https://www.linkedin.com/company/sobral-invicta-s-a/
https://www.linkedin.com/company/tramontina/
panex não tem página no linkedin



