Post DOIS LOBOS 2201

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Desde que nascemos, somos influenciados pela sociedade na qual vivemos. Até que ponto estas influências são irreversíveis ou podem ser alteradas?
Esta é uma discussão na filosofia, direito criminal e nas religiões, predominando a corrente que defende que somos produtos do meio. Em resumo: filho de bandido será bandido. As evidências provam o contrário, desde a história bíblica de Caim e Abel.  O filósofo John Locke (1632-1704) defendeu que nascemos como uma folha em branco que pode ser preenchida pelas experiências externas (meio), mas também, pelas internas (reflexão). A antiga parábola dos dois lobos descreve de forma mais simples a teoria de Locke, quando um avô deu uma grande lição ao seu neto.
O velho diz ao neto: “Há uma batalha travada dentro de mim. Uma luta terrível entre dois lobos. Um é maligno – raivoso, ciumento, arrogante e covarde. O outro é bondoso – pacífico, amoroso, modesto, generoso, honesto e confiável. Estes dois lobos também estão lutando dentro de você, dentro de todas as outras pessoas”.  
Depois de um tempo o garoto perguntou: Qual dos lobos vai vencer? O velho sorri e responde: O lobo que você alimentar.
Que lobo você está alimentado na sua casa, na sua família, no trabalho e na sociedade?
#ismarbecker #carreiras #motivação #oportunidades #liderança 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest