Vivemos uma era de abundancia de informação que gerou os pseudo-especialistas em tudo e as fake news. Nossa vida social, profissional e politica mudaram por isto. Como podemosdiferenciar o verdadeiro ou do manipulado?
Os humanos são da espécie Homo Sapiens Sapiens, que em Latin significa : Homem que sabe o que sabe. O acesso ao conhecimento sempre foi uma das fontes de poder. Antes da invenção da prensa de tipos moveis, por Gutenberg, por volta de 1450, a informação privilegio de uma pequena minoria. A redução do preço dos livros democratizou a informação e reduziu o poder absoluto dos monarcas e da igreja. Hoje uma informação, verdadeira ou falsa, corre o mundo em segundos. Isto é bom para os humanos, ou nos torna escravos das mídias sociais? Uma dos textos mais conhecidos do filosofo grego Platão pode nos ajudar a aprender algo.
O mito, ou Alegoria da Caverna, é uma metáfora que Platão incluiu no famoso livro A Republica. A historia é de um grupo de pessoas que nasceram e permanecem acorrentadas de costas para a entrada de uma caverna. As únicas imagens que elas veem, são sombras projetadas por uma fogueira na entrada da caverna por pessoas livres que tem esta função. A consequência é que o mundo dos acorrentados não é o real, mas sombras de um mundo que alguém quer que eles vejam. Um dia um dos prisioneiros conseguiu fugir e viu que o mundo real, fora da caverna, era totalmente diferente.
O que você acredita que ele fez? Voltou para a caverna contar aos outros a mentira, ou fugiu? Caso ela tenha decidido voltar, como foi a reação dos acorrentados?
#ismarbecker #motivação #carreiras #fakenews #informação #filosofia #Platão



