Post TOP RISKS 0901

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Há poucas certezas na vida, mas uma delas é que algo completamente inesperado pode acontecer, seja para o bem ou para o mal. Este é o conceito fundamental doNassim Taleb,no seu famoso livro O Cisne Negro. Será que é possível prever o aparecimento dos cisnes negros na economia e na política para estarmos preparados quando aparecerem, afetando nossas vidas?
O Eurasia Group é uma das mais conceituadas empresas de análises e projeções geopolíticas. Todos os anos, publicam uma lista com os 10 maiores riscos que podem afetar a economia mundial. Vamos ver alguns previstos para 2022 que podem afetar o Brasil. A premissa básica da Eurasia é que estamos no mundo G-Zero, porque os EUA e a China, duas maiores potências econômicas, podem assumir a liderança dos grupos das maiores economias (G7 e G20).
– Ineficácia da opção Covid zero: A China prevê ótimos resultados em conter a primeira onda do Covid com lockdowns duros e prolongados. Como algumas das suas vacinas não são tão eficazes, resolveu apostar no Covid zero. A cada caso detectado fecham portos, cidades e regiões. Só uma ditadura pode fazer isso por um longo tempo. Isto significará a continuidade da ruptura das cadeias logísticas mundiais, reduzindo a oferta de muitos produtos e aumentando os preços. Como isso afetará as exportações brasileiras?
2. Mundo Tecnopolar: as Big Techs (Google, Meta, Amazon) estão controlando nossas vidas. Hackers da Rússia, Coreia do Norte e China invadem as redes de empresas, para roubar projetos ou pedir resgates. Os países reclamam, mas não conseguiram controlar até agora.
3. Eleições EUA: estão politicamente divididos, o que paralisa ou retarda muitas decisões importantes para eles e o mundo. Biden, que até agora não fez muita coisa, deve perder a maioria no Senado e na Câmara. Além de preparar o terreno para Trump ser candidato em 2024, o que causará uma diminuição ainda maior do papel dos EUA nos problemas mundiais.
4. Problemas internos chineses: O ditador Xi Jinping terá que administrar uma série de desafios difíceis. Aposta no Covid Zero paralisando empresas, exaustão do modelo de crescimento acelerado, aumento do desemprego e desigualdade. Os chineses vão continuar aceitando trocar sua liberdade? 
5. Ameaça russa: O ditador Putin precisa de um inimigo externo para distrair o povo dos problemas internos. Além disso, não aceita a OTAN, no que considera seu quintal. Irá invadir a Ucrânia? Como os EUA e a Europa reagirão? Putin reduzirá o fornecimento de gás natural para a Europa?
6. Fortalecimento do Irã: Os EUA não conseguiram trazer o Irã de volta à mesa de negociações para um acordo de limitação nuclear. Quando e como Israel vai tentar destruir algumas das instalações nucleares iranianas? Como afetaria o fornecimento e preços do petróleo do Oriente Médio?
Alguém pode perguntar: e eu com isto? O que pode acontecer comigo aqui no Brasil? O que vai mudar minha vida, meu negócio, meu emprego?
#ismarbecker #gestão #negócios #ameaças #risco #estratégia #Covid19

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest