Nascer em uma família empresária aparentemente só tem vantagens. Olhando mais de perto, a grama do vizinho não é tão verde assim. Quer conhecer um pouco da minha história neste caso?
Num livro pequeno em tamanho, mas enorme em conteúdo teórico e prático (Cartas a um Jovem Herdeiro), Renato Bernhoeft e sua filha Renata Bernhoeft abordam cinco tópicos fundamentais nas empresas familiares, em formas de cartas: ser herdeiro, sucessão, ser sócio, projeto de vida, educação de acionistas, família empresária. O capítulo Projeto de Vida é fundamental para o candidato trabalhar na empresa familiar, ou mais necessário, se for o escolhido para suceder o fundador. A pergunta que temos que responder, segundo Bernhoeft, é: Qual o meu sonho e como posso agregar valor ao sonho coletivo? Começo minha história a partir daqui.
Tive o privilégio de iniciar uma carreira no comércio exterior muito cedo na Oxford Porcelanas, seguindo a sugestão de Churchill: “Nunca desperdice uma crise”. A somatória de uma crise na Argentina (nosso maior mercado de exportação), a contaminação nos outros países do Cone Sul e uma recém-duplicada capacidade de produção, quase quebraram a empresa. A solução era exportar. Sem experiência nenhuma, aceitei a sugestão (no estilo pai germânico) e saí pelo mundo afora, com a mala cheia de pratos e xícaras. Uns 10 anos depois vendíamos mais de 60% de uma produção de mais de 5 milhões de peças por mês, para 92 países.
Talvez um pouco embriagado com o sucesso, levei muito tempo para perguntar qual era meu sonho e como poderia agregar valor no sonho coletivo, e somente quatro anos após respondê-las, saí da empresa para montar a minha própria. Perdi o status (CNPJ da Oxford Porcelanas) e os privilégios de ser diretor. Ganhei minha independência e liberdade, começando a construir uma nova marca pessoal. Alguns anos depois de ter saído, disse para meu pai: Arrependi-me de ter saído da empresa. Reação dele: Eu te avisei. Minha resposta: Arrependi-me de não ter saído antes! Como não posso mudar o passado, sigo uma frase do livro do Bernhoeft: Você está ficando velho quando seus arrependimentos são maiores do que seus sonhos”, buscando sonhos adequados a minha faixa etária.
Você já perguntou qual o seu sonho? Se ele estiver terminando, não está na hora de procurar outro?
#ismarbecker #carreiras #motivação #oportunidades #empreendedorismo #negócios #RenatoBernhoeft



