Post EMPRESA DE FAMILIA 2 1512insta

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Não existe uma receita única para a gestão e Planejamento Estratégico (PE) de uma Empresa Familiar (EF). Isto significa, que é necessário entender a relação entre os três círculos de uma EF: negócio, governo e propriedade. Quer conhecer uma ferramenta simples para avaliar esta relação em uma EF? 
Na semana passada, comentei o fluxo do Planejamento Estratégico (PE) na Empresa Familiar (EF), baseado nos conceitos elaborados no livroEmpresa de FamíliadeHelder de Azevedo,doInstituto Empresa deFamília.Vimos que umprocesso de elaboração de um PE,em uma empresa familiar,é muito mais complexo por envolver interesses familiares, que às vezes, se sobrepõem aos negócios. Após responder à pergunta básica (comprometimento da família com o negócio) e para responder a segunda (saúde do negócio) temos que entender em qual estágio a empresa se encontra na relação entre os três círculos usando o Modelo Evolutivo. Vamos ver cada um deles.
1. Estrutura do Negócio: Uma EF começa com um ou mais fundadores empreendedores. Com o tempo, desenvolvem um foco, podem diversificar até atingir o ponto de a família ser primordialmente empreendedora.
2. Estrutura de Governo: Na primeira fase, o fundador decide tudo. Aos poucos, membros da família assumem funções de gestão. O passo seguinte é a entrada de não sócios, que pode evoluir para a profissionalização total da EF.
3. Estrutura de Propriedade: Na fase inicial, temos um proprietário individual ou eventualmente, um sócio. A partir da segunda geração, temos um consórcio de primos, podendo chegar a uma estrutura multifamiliar.
As estatísticas mostram que poucas EF chegam ao estágio da família investidora, com um governo e gestão multifamiliar. Por isso, antes de iniciar qualquer mudança em uma EF é fundamental saber em que estágio ela está. Esta é a melhor forma de acertar a receita na empresa.
Você sabe em que estágio está sua empresa ou naquela em que atua? 
#ismarbecker #carreiras #empreendedorismo #gestão #negócios #empresafamiliar 

Aimagem que usei para compor este post foi gentilmente cedida pelo autor do livro, Helder de Azevedo, idealizador do projetohttp://empresadefamilia.com.br/livro/.

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest