Post LEI DA ESTUPIDEZ 0 CIPPOLA 2012

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Existem dezenas de formas para agrupar as pessoas pelas suas características comportamentais. Uma delas foi criada para fazer uma brincadeira entres amigos, mas acabou ficando famosa. Quer conhecer esta teoria que será muito útil no seu dia a dia?
O professor de história econômica, o italianoCarlo Cippola,agrupou as pessoas em quatro categorias fundamentais. Elas são distribuídas em um gráfico com quatro quadrantes que levam em consideração a variação dos que buscam o benefício ou o prejuízo alheio. O inteligente e o malvado sabem que tem este perfil. O desavisado tem boas intenções, que são limitadas pelo desconhecimento desta característica. O estúpido é o mais perigoso porque não sabe o que faz. Chega a ser irracional. Baseado nesta classificação, Cippola criou as 5 Leis da Estupidez, abaixo:
1ª Lei: Subestimamos o número de estúpidos em circulação.2ª Lei: Alguém pode ser estúpido sem nenhum pré-requisito.3ª Lei: Os estúpidos causam perdas aos outros sem ganhar nada ou até perdendo.4ª Lei: Subestimamos o poder de destruição dos estúpidos.5ª Lei: Os estúpidos são as pessoas mais perigosas.
Baseado na quarta e na quinta lei, evito ao máximo conviver com estúpidos. Na vida social isto é relativamente fácil. Nos negócios já é um pouco mais complicado. Os parentes diretos de fundadores de empresas ou parentes políticos (genros e cunhados) causam grandes prejuízos. Na minha recente carreira política, descobri que nesta classe a proporção de estúpidos é bem maior do que nas outras.
Como você convive com os estúpidos?
#ismarbecker #cippola #leidaestupidez #motivação #carreiras 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest