Post TRILHA INCA 3112

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Noúltimodia do ano,costumo fazer uma atualização da Roda da Vida, para ver como foi meu desempenho nos diversos aspectos que compõe nossa vida. Isto facilita o planejamento para opróximo ano. Quer conhecer o cenário com o qual trabalharei para 2022?
A revistaThe Economistcriou uma curta frase para resumir o cenário de 2022: “Predictable Uncertainty”, Incerteza Previsível, em uma tradução livre. Isto significa que a única certezaé que continuaremos em cenário deváriassurpresas, causadas pela pandemia e asreações dosgovernos e da população a elas. Concordando com esta previsão, usarei como metáfora a Trilha Inca no Peru.
A trilha Inca tradicionalou completa, tem uma extensãode 43 km, sendo percorrida a pé em quatro dias. Percorrer estadistânciaem quatro dias deveria ser quase um passeio. O que muda tudo são as variações na altitude,atéchegar às ruinas de Machu Picchu, a misteriosa cidade perdida dos Incas.
Em 2001, minha esposa e eu percorremos a trilha em um grupo que incluía um casal de amigos brasileiros, dois alemães e uma inglesa da ilha de Man. No primeiro dia,caminhamos uns 12 km saindo de 2.700 metros acima do nível do mar, subindoaté3.600 metros. No segundo,acoisa apertou quando caminhamos uns 16 km, mas chegamos a 4.200 metros. Para comemorar, eu e dos dois alemães fumamos um charuto láem cima. Se chegar aos 4.200 metros é difícil, muito pior,é descer uma escadaria irregular de centenas de degraus. No terceiro dia,fizemosoutros12 km, variando de 2.700 a 3.800 metros. Finalmente, no quarto dia,chegamos a Machu Picchu que fica a 2.430 metros.
Porque contei estahistória? Porque esta é minha previsão para 2022, com subidas e descidas constantes. Parafraseando aTheEconomist: incerteza previsível. Qual o seu cenário para 2022?
#ismarbecker #peru #trilhaInca #MachuPicchu #dificuldade

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest