Post NOVOS KPI s 2311

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

A combinação da globalização com o aumento da velocidade earedução dos custos das comunicações obrigou as empresas a reverem seus planos estratégicos. Novos concorrentes podem surgir de onde menos se espera, tornando produtos ou setores obsoletos. Quer ver algumas mudanças?
Nassim Nicholas Taleb,no seu livro Antifrágil (2012), traz que “o resiliente resiste às colisões e permanece igual: o antifrágil fica cada vez melhor”. Destaca que o antifrágil tem amor por certas classes de erros, para concluir com uma frase curta e grossa: “Eu preferiria ser burro e antifrágil a extremamente inteligente e frágil”. Para quem tem menos de 40, este conceito pode parecer normal. Para os que como eu nasceram na era analógica, esta realidade é dura de entender e aceitar.
Recentemente aprendi um novo KPI (indicador chave de performance). É o EBIDTAC, tradicional EBIDTA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) com o “C” de Covid. Ele leva em consideração os impactos que o negócio já teve, ou ainda pode ter, como consequência da pandemia. Após participar do Fórum Anual de Conselheiros, promovido pelaCELINT – Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais, conclui que é necessário criar mais um, que seria o EBITDAESG, que agrega ao EBIDTA o acrônimo do Environmental, Social e Governance (ambiental, social e governança).  
Quais são os KPIs que você usa para controlar seu desempenho pessoal e profissional na era do antifrágil?
#ismarbecker #empreendedorismo #negócios #carreiras #Celint 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest