Post TEORIA SOMBRA EGAN 0211

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Não há nada mais difícil ou perigoso do que tomar a frente na introdução de uma mudança. Maquiavel teria dito esta frase cinco séculos atrás. Não mudou muito de lá para cá. Os complicadores da mudança são os interesses conflitantes dos participantes. Quer conhecer o perfil de cada um deles?
Qualquer mudança em uma empresa gera medos e resistências por parte de todos os envolvidos (stakeholders). O grande problema é que muitos destes medos ou resistências não são facilmente identificados. Gerard Egan, professor Universidade Loyala, de Chicago, identificou nove características dos stakeholders:
1. Aliados: os que podem apoiar a mudança, desde que motivados;2. Companheiros de viagem: podem apoiar a mudança, mas não você;3. Indefinidos: não tem lealdade definida.4. Imprevisíveis: não tem a mínima ideia do que fazer;5. Oponentes: são contra a mudança, mas não contra você; 6. Adversários: são contra a mudança e contra você;7. Infiéis: apoiam a mudança, mas podem ser contra você;8. Sem voz: não tem poder para apoiar ou opor-se às mudanças;9. Parceiros: apoiam a mudança e você. 
Segundo Egan, trabalhar o “lado sombrio” significa um modo de lidar com os diferentes interessados de uma forma específica. Por exemplo: aliados e parceiros precisam ser mantidos do nosso lado, enquanto os oponentes e adversários talvez tenham de ser marginalizados. Os que ficam em cima do muro e os que não têm voz devem ser seduzidos.
Alguém consegue identificar alguns destes papéis em alguma mudança em andamento na empresa?
#ismarbecker #carreiras #oportunidades #gestão #mudança 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest