Post CODIGO FAMILIA EMPRESA – PARTE 2 2909

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

As empresas familiares são únicas nas suas características nos três círculos desenhados por Tagiuri e Davis, mas as ações para garantir sua continuidade e crescimentonãosão as mesmas. Na semana passada, comentei seis dos 12 pontos fundamentais do Código Família-Empresa, de João Bosco Lodi. Vamos avaliar os outros seis?
João Bosco Lodi foi um dos precursores na consultoria de empresas familiares no Brasil. Tive o privilégio de participar no trabalho que ele fez na empresa familiar onde trabalhava. Os ensinamentos dele continuam atuais e norteiam meu relacionamento com muitos dos meus clientes, que são empresas familiares. Os seis pontos fundamentais que completam os 12 necessários para um Código Família-Empresa são:1. A empresa deve necessitar do familiar, não o contrário.2. É melhor recusar um emprego a um familiar do que ter que demiti-lo depois.3. A contratação de familiares deve seguir requisitos e critérios definidos previamente.4. Em um conflito entre os interesses da empresa e da família, a empresa tem prioridade.5. A diretoria deve ter um balanceamento entre familiares e não-familiares.6. Preferencialmente, alguém da família deve participar da gestão.
O último ponto é polêmico. Já vi verdadeiros desastres com a profissionalização total de empresas familiares. Quem tem algum bom exemplo para comentar?
 #ismarbecker #empreendedorismo #negócios #familybusiness #carreiras

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest