As famílias felizes são todas iguais, as infelizes são cada uma a sua maneira. Esta frase do escritor russo Tolstoi vale para as empresas familiares. Ondeestádiferença entre as famílias felizes e as infelizes na empresafamiliar?
Comecei minha carreira em uma empresa familiar. A maioria dos clientes que atendi ao longo de40anos era, ou ainda são empresas familiares. Vi muitas desaparecerem e outras prosperarem. O que diferencia as duas é o que oprofessorJoão Bosco Lodiresumiu nos 12 pontos do Código Família-Empresa (Sucessão e Conflito na Empresa Familiar –pág.75). Vejaos seis primeiros:
1.Nenhum familiar deve ficar na empresa a não ser que queira trabalhar duro;2.Os familiares que entram na empresa devem ter potencial para acompanharem o crescimento da empresa;3.Os jovens familiares devem começar forada empresa da família;4.Os filhos devem ser educados para seguirem profissões fora da empresa familiar;5.Os herdeirostêmdireito a propriedade não a entrar na empresa;6.O melhor familiar é aquele que não precisa da empresa para viver. O pior é aquele que não pode viver sem a empresa.Quempode contar um caso de sucesso ou insucesso porseguir ou não algum destes seis pontos?
#ismarbecker #empreendedorismo #negócios #familybusiness #carreiras



