Post CIRCULO EMPRESA – FAMILY BUSINESS 0109

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Nas últimas duas semanas falamos sobre propriedade e família, dois dos círculos das empresas familiares desenhados por Taguiri e Davis. O terceiro é a empresa, entendida como negócio. Como controlar a entrada dos familiares nonegócio, em cargos de chefia? 
A tentação para colocar filhos, sobrinhos ou parentes políticos (genros e noras) na empresa é grande, assim como, os riscos para a empresa e para o protegido. Ninguém discutirá a necessidade de uma boa estrutura de gestão eprofissionais competentes para ocupar os cargos chave. Sabemos também, que a estrutura deve ser pensada para as necessidades e desafios futuros e não atuais. Lamentavelmente, estes fatores pesam menos quando decidimos trazer um familiar para dentro da empresa. No outro extremo, algumas famílias limitam ou até proíbem o acesso dos membros nas funções de chefia da empresa. Na minha carreira já assisti e fui coadjuvante dos erros dos dois extremos e penso que os dois devem ser evitados.
Uma solução é criar umcomitê de seleção de executivos, familiares ou não, que considere três fatores fundamentais sobre o negócio: 1. Estratégia x porte empresa – crescer ou manter, velocidade do crescimento;2. Em que estágio estamos e quando pode mudar;3. Como as mudançaspodem impactar nas competências necessárias dos executivos chave.
Alguém pode citar um exemplo de sucesso ou falha no processo de integrar familiares no negócio?
#ismarbecker #empresafamiliar #empreendedorismo #negócios #gestão  

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest