Nos últimos posts comentei,os três círculos domodelo dasempresas familiares desenhadoporTaguiri e Davis. Eles são como chapéus que devem ser trocados em situações que envolvem a família, a propriedade e onegócio. Queconhecer as duas conclusões apresentadas no livro‘De Geração em Geração’?
Os proprietários de uma empresa familiar querem que ela gere resultados para dar um bom nível de vida para os familiares e que cresça para permitir o mesmo para as novas gerações. Embora todos concordem com estes objetivos,as tensões do dia a dia, os ciúmes e ressentimentos prejudicam ouatéimpedem atingir estes objetivos. O modelo dostrêscírculos foi concebido para amenizar os conflitos potenciais nas empresas familiares, para que cada um conheça seu papel e suas responsabilidades
John Davis,professor naHarvard Business Schoole seus colegas,resumemem umparágrafo,oque ogestor máximo de uma empresa familiar deve tomardedecisões:
1-Trataronegóciocomonegóciofamiliar,gerido e de propriedade de pessoas que são mais do que sócios;2-Tratara família como uma família de negócios, envolvendo parentes que decidiram colocar suas carreiras e finanças nonegóciofamiliar;3-Trataros acionistas com o respeito de quem não somente capital, mas sua identidade e dos filhos no empreendimento.
Dápara entenderpor quea tarefa do gestor de uma empresa familiar não é fácil?
#ismarbecker #carreiras #gestão #oportunidades#familybusiness



