Por melhor que seja o desenvolvimento de produtos de uma empresa, muitas vezes somos surpreendidos com um sucesso ou fracasso inesperado. O Post-it da3Mé um bom exemplo. Passei por uma situação destas. Quer conhecer os detalhes?
Na década de 80, aOxfordlançou uma linha que revolucionou o mercado de cerâmica de mesa no Brasil. Sem nenhuma pesquisa de mercado, lançamos uma ideia do nosso gerente técnico, Lothar Teige. A Oxford focava na base da pirâmide de mercado. Com o lançamento da Gres, pulamos para um nicho no topo do mercado. As vendas iam crescendo muito bem, até que em um puro golpe de sorte, explodiram.
Nosso presidente (casualmente meu pai!) foi convidado para o casamento da filha do presidente do Mappin, um dos nossos maiores clientes e ícone do varejo naquela época. Decidimos presentear o casal com um aparelho de jantar da Gres com 132 peças. Todos aprovaram a ideia, mas a dúvida era a embalagem. Sugeri (devia estar em um dia inspirado!) uma embalagem de madeira como dos faqueiros (conjunto de talheres). Como era um presente para a filha de um cliente importante, ninguém pensou no custo. Fizemos três baús de madeira e colocamos dois para vender no posto de vendas anexo à fábrica.
Acreditei que nunca venderia porque o custo do baú era uns 20% do preço de venda. Os dois primeiros foram vendidos antes do meio-dia. O resto é história. Virou uma marca registrada da Oxford. Quem já teve um lance de sorte destes?
#ismarbecker#inovação#empreendedorismo#motivação#oportunidade



