Duas notícias movimentaram a imprensa e a economia na última semana. A primeira foi literalmente movimentar o gigantesco navio Ever Given, que estava bloqueando o Canal de Suez. O impacto na cadeia logística Ásia-Europa gerou um prejuízo de mais de US $9,5 bilhões.Asegundafoiotsunami do plano de obras de 2 trilhões de dólares nos EUA.
Na melhor tradição democrata/keynesiana de intervenção do estado na economia, o presidente Biden apresentou um plano de investimentos em infraestrutura que vai do conserto de pontesaestímulosparaenergia renovável. Em oito anos, Biden espera que os EUA estejam melhor preparados para competir com a China. Como não tem jantar de graça (Milton Friedman), uma parte da conta será paga pelo aumento de impostos dos mais ricos e pelas grandes empresas.
O que importa para o mundo e principalmente para o Brasil? Em termos macroeconômicos:
Aquecimentos da economia = aumento de demanda + elevação dos juros nos EUA + valorização do dólar, principalmente frente às moedas emergentes (ex. Real).
Teoricamente, se não tivermos uma turbulência política, os efeitos serão positivos para as exportações brasileiras, pois ajudará a reduzir a absurda taxa de desemprego no país.
#ismarbecker #desenvolvimento #keynes #exportações #economia



