Post mercado de trabalho 1104

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Os efeitos da Covid-19 não somente ceifaram milhões de vidas como paralisaram a economia mundial. Em meados de 2020, a recuperação econômica era projetada em curvas: “V” (recuperação rápida), “U” (recuperação após um período de estagnação) e outras letras mais. Em um webinar que fiz para a Associação Empresarial de São Bento do Sul, eu disse que na melhor das hipóteses teríamos uma recuperação em “U”. Errei feio, pois estamos em pleno emprego por aqui.
A última Economist trata das rápidas e profundas mudanças no mercado de trabalho mundial. Nos EUA, o índice de desemprego baixou de 15% (2019) para 6%. O medo de perder o emprego caiu ainda mais e alguns experts preveem que terminou o ciclo da exploração do trabalho pelo capital. Por que o Brasil continua com um desemprego de 14%?
As respostas são simples, mas as soluções difíceis de implementar. Problemas históricos, alguns já atenuados, dificultam a recuperação como em outros países. Entre eles: excesso de regulamentação legal; (in) justiça trabalhista (caso Fogo de Chão); nível educacional que trava o aumento da produtividade; estrutura tributária que pune a criação de emprego.
Mesmo assim, acredito que teremos um futuro melhor pós-covid. E você?
#ismarbecker #emprego #mercadotrabalho #economia #educacao #produtividade 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest