Trump está mudando o mundo. Por que tenho que me preocupar com isto, se vivo no interior do Brasil? Como isto pode me afetar?
Até o dia 05 de agosto do ano passado, pouquíssimos se preocupavam com Trump ou com os EUA. Vou contar uma história real de como isto mudou em São Bento do Sul – SC, uma cidade com pouco mais de 80 mil habitantes.
Neste dia, as indústrias moveleiras, algumas focadas nos EUA, viram sua carteira de pedidos evaporar. Exportadores de porcelana, têxteis e plásticos perderam bons negócios. Foi o efeito Trump, que passou a ser assunto nas conversas de boteco.
O relatório TOP RISKS, da Eurasia Group, projeta, cada início do ano, os 10 maiores riscos para o ano. Dos 10, quatro são os Estados Trumpidos da América:
– Revolução Política Americana – Trump quebrando todos os princípios do Checks and Balances (Pesos e Contrapesos) da democracia americana.
– Doutrina Donroe – A América Latina é quintal dos EUA. China e Rússia, não se metam aqui.
– Capitalismo de Estado Americano – Versão turbinada dos campeões nacionais adotada pelos (des) governos petralhas. Curiosamente, o maior campeão nacional brasileiro, tem muita força por lá, a ponto de estar sendo investigado por formação de cartel na carne bovina. Até agora, parece que não chegaram ao preço.
– Zombie USMCA – Enrolação do Canadá e México na renovação do tratado de livre comércio, defunto Nafta.
E O BRASIL COM ISTO?
Como Deus é brasileiro, apesar de uma política externa burra, defendendo o fim do dólar, e o Sul Global com regimes progressistas (sic!) Venezuela, Irã, Rússia e China, o Brasil está na categoria do TACO (Trump Always Chickens Out), acrônimo para Trump Sempre Amarela. São países que ele gostaria de humilhar, até tentou, mas precisa deles.
Precisa dos minerais raros da China, no curto prazo, e do Brasil no médio e longo. Não sei o que precisa da Rússia, mas pode ser que tenha o rabo preso devido a alguns negócios obscuros bem piores do que um resort no Norte do Paraná.
Os outros países, entre eles os europeus, estão na categoria FOFO (Fuck Around and Find Out), que, em tradução politicamente correta, significa “Provoque e verá o resultado”.
Com um clima eleitoral brasileiro aquecendo, o candidato incumbente vai conseguir controlar a incontinência verbal para continuarmos como país TACO, ou vamos afundar como FOFO?
Fonte: “Top Risks 2026” – Eurasia Group.
#ismarbecker #Geopolítica #Geoeconomia #BrasilNoMundo #Estratégia #AltaGestão



