Em 2020, fui candidato a prefeito em São Bento do Sul. Cheguei em terceiro dos seis candidatos. Quer saber o que ganhei?
Escrever que ganhei na derrota não é demagogia, desculpa ou masoquismo. Tem sim uma dose de estoicismo, que dá para resumir na frase de Epíteto de que “não são as coisas que nos perturbam, mas a opinião que temos delas”.
Os estoicos nos ensinam que revelamos nosso caráter nas derrotas e, também, que conhecemos os verdadeiros amigos. Na mesma noite da eleição, os “amigos da Onça” que se elegeram no vácuo dos quase 24% dos votos válidos que tive, trocaram a amizade por cargos na futura gestão. Foi a primeira vitória.
A maior vitória veio em quantidade e qualidade. Passados cinco anos, encontro pessoas que não conheço na rua, no supermercado, em festas que vem me cumprimentar. Alguns para dizer que votaram em mim, outros que não votaram e se arrependeram, e muitos que votariam se eu fosse candidato novamente. Como não tenho poder político nenhum, estas manifestações são genuínas
Estes três padrões se repetiram faz alguns dias na confraternização de final de ano da Beckter Transfers na Arena do Binho. Me lembrei da propaganda do Mastercard: Tem coisas que não tem preço!
Você já avaliou o que ganhou com alguma derrota?
Fonte: “O Obstáculo é o Caminho” – Brian Holiday.
#ismarbecker #política #motivação #carreiras #Estoicismo



