SUICÍDIO DO OCIDENTE

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

A ascensão e queda das grandes civilizações acontecem por fatores internos. Vamos ver como a Civilização Ocidental dominou o planeta e, agora, está em decadência?

A literatura sobre as causas do sucesso das nações é vasta. Os dois últimos Nobel de Economia foram para economistas e historiadores que escreveram sobre o assunto. Uma teoria interessante, usando conceitos de biologia, abre algumas portas para tentar reverter a decadência da cultura ocidental, incluindo o Brasil.

O professor Gerd Gatenför aplica princípios da teoria evolutiva (seleção, mutação e adaptação) às civilizações/culturas como se fossem organismos complexos competindo em um ecossistema. Ele identifica três fases neste ciclo.

SELEÇÃO/ASCENSÃO

Como na biologia, quando existem ameaças, os organismos mais fortes eliminam os mais fracos. Guerras, fome, competição, crises climáticas. Em um cenário como este, a pressão gera foco, disciplina, inovação, cooperação, instituições fortes. A Alemanha pós-guerra, terra do autor, é um dos grandes exemplos mais recentes.

Usando uma lição da sabedoria popular. Você não pula um muro de dois metros, mas, com um cachorro atrás, fica fácil.

REDUÇÃO SELEÇÃO/APOGEU

Como resultado da ascensão, vem a abundância, conforto, estabilidade econômica e social, bem-estar. Ao longo do tempo, isto leva ao conformismo, ao aumento da burocracia, à aversão ao risco, à queda da meritocracia, à dependência do Estado, à transferência da responsabilidade individual para o coletivo.

Podemos resumir esta fase na conhecida frase: nós sempre fizemos assim. Por que mudar? Recorrendo à sabedoria popular: não balance a canoa.

FALTA DE SELEÇÃO E INOVAÇÃO/DECLÍNIO

A paralisia de um sistema não significa que os outros fiquem parados. Enquanto uns estão na zona de conforto, como a Alemanha e União Europeia, outros inovam, desenvolvem novas metodologias, reduzem a burocracia, correm riscos.

Lembra a história dos dois caçadores que encontram um tigre na floresta. Um para calçar um tênis de corrida. O outro brinca com ele. Você acha que vai correr mais do que o tigre? Ele responde: Não, mas vou correr mais do que você.

E O BRASIL?

O Brasil está em um declínio antes de ter chegado ao apogeu. A inovação, excluindo o Agro, é baixíssima, o Estado está cada vez maior e mais ineficiente, vivemos um retrocesso institucional, com o Judiciário engolindo os outros dois poderes.

O projeto do poder pelo poder, do partido dos trabalhadores que não trabalham, está criando uma população dependente do Estado (Bolsa Voto), que só quer direitos, sem deveres, sendo contra a meritocracia e a competição.

O que você vai fazer para quebrar esta decadência?

Fonte: “Niedergang einer Hochkultur” – Grenze des Wissens – Prof. Ganteför; “Civilization: The West and the Rest” – Niall Ferguson

#ismarbecker #cultura #inovação #economia #desenvolvimento #meritocracia

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest