“Fazer o que os outros não fazem ou não gostam de fazer”. Quer conhecer a história do empreendedor alemão-catarinense que inventou a estratégia do Oceano Azul?
A Estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Em 2005, W. Chan Kim e Renée Mauborgne lançaram o livro que propõe sair da concorrência criando novos mercados em vez de disputar os já existentes. Como o ovo de Colombo, é fácil depois que alguém fez.
Vou contar uma história, que tive o privilégio de assistir de camarote, lançada antes do seu tempo, levou mais de 30 anos para ser aceita pelo consumidor e, ainda hoje, não tem concorrentes em nenhum lugar.
CURTA HISTÓRIA DA CERAMICA
Nós, ceramistas, brincamos que a cerâmica é a segunda profissão mais antiga do mundo. A primeira cuidava do corpo; nós, da sobrevivência. Ambas, no fundo, moldavam a civilização.
A peça de cerâmica mais antiga é do ano 29.000 a.C., encontrada na República Checa. Depois pulamos para 14.000 a.C. na China, de lá para cá o processo não mudou muito. Existem inúmeros tipos de corpos cerâmicos, com resistências e cores distintas. Toda tem um ponto em comum: não resistem a mudanças bruscas de temperatura (choque térmico). Lá pelo final dos anos 80, Klaus Schumacher, alemão radicado em Santa Catarina, quebrou esta lei com a Ceraflame, que pode ser usada em qualquer tipo de fogão, desde a chama aberta até a indução.
DA INVENÇÃO À UTILIZAÇÃO
A máquina a vapor foi inventada no Egito lá pelo ano 60 d.C. levou uns 1.600 anos para ser utilizada no início da Revolução Industrial. Lembro de ter dito isto ao meu amigo Klaus quando ele me visitou na Irlanda e me presenteou com uma das primeiras panelas Ceraflame. Na semana passada, fiquei feliz ao ler na Folha de São Paulo um artigo publicado no The New York Times, mostrando o risco à saúde no uso de praticamente todos os tipos de panelas.
O que o NYT e a Folha não sabem é que aqui em Santa Catarina se produz a única panela de cerâmica totalmente resistente ao choque térmico e totalmente atóxica, característica única da cerâmica.
Alguém tem um contato no The New York Times para dizer a eles que têm que completar o artigo para incluir a Ceraflame?
Fonte: “Nontoxic-cookware” – The New York Times; “Entenda se os utensílios de cozinha considerados não tóxicos cumprem o que prometem para a saúde” – Folha de São Paulo.
#ismarbecker #Ceraflame #panelas #saúde #tóxico #Cerâmica #Cozinha



