GASTO É VIDA CHINÊS

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

As duas maiores economias mundiais têm índices de endividamento bem diferentes. A dívida dos EUA é de 123% do PIB. A da China, uns 84%. Quem pode quebrar primeiro?

“Segundo Marx, para acabar com os males do mundo, bastava distribuir. Foi fatal. Os socialistas nunca mais entenderam a escassez”. Esta frase de Roberto Campos resume a causa do colapso econômico de todas as tentativas de implantar um sistema de economia centralizada na história. Será que a China será a primeira exceção?

Uma característica comum a todas as ditaduras, de direita ou esquerda, é a manipulação das estatísticas. Esta regra justifica a criação de um IBGE paralelo no Brasil. Como a utopia prometida nunca chega, a solução é maquiar os números. Isto está acontecendo em larga escala no modelo dos sonhos dos órfãos da URSS. Vamos aos números e causas da real situação econômica da China.

Os 84% da dívida em relação ao PIB são mascarados pela ocultação das dívidas e aumento do PIB, para agradar ao PCC. As principais ferramentas são:

– Empréstimos locais e regionais: só o governo central pode emprestar oficialmente. Os locais e regionais criam empresa de fachada para burlar a lei. Estas empresas, conhecidas como Local Government Financing Vehicles, emprestam dando imóveis em garantia para investir em infraestrutura. É um PAC brasileiro turbinado. Ninguém sabe o total emprestado. As estimativas do FMI são de que chegam a 12,6 trilhões de dólares, ou uns 76% do PIB.

– Empresas estatais: o governo tem mais de 391 mil estatais e participação parcial em mais de 1 milhão de outras. A missão é construir – expandir – obedecer. É um Correios hiper turbinado. A dívida destas empresas é estimada em mais de 30 trilhões de dólares, uns 60% a mais do que o PIB chinês.

– Manipulação do PIB: os Planos Quinquenais são ditados pelo PCC. Quem não atingir perde poder, a liberdade ou a vida. Isto leva a uma “contabilidade criativa” como a que vimos na Nova Matriz Econômica, no Brasil. Estimativas independentes projetam que o PIB chinês é inflado entre 20 e 60%.

Conclusão: para aqueles que sabem e acreditam que 1 + 1 = 2, a conta da dívida/PIB de 84% da China não fecha se o dividendo (dívidas) está subdimensionado e o divisor (PIB) está superdimensionado.

Considerando somente os números acima, a China tem uma relação acima de 300% do PIB.

Até quando a China conseguirá manipular suas contas?

Fonte: China’s Debt Crisis vs America’s: Which is Worse? – Finance Uncovered: “China´s industrial largesse may cost $ 370bn a year in lost output” – The Economist.

#ismarbecker #economia #endividamento #crise #inflação #China #EUA

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest