NEOLIBERALISMO CHINÊS

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

A China é o comunismo que deu certo. Tirou milhões da pobreza. É um modelo de igualdade socioeconômica, que vai acabar com o capitalismo, como previu Marx. Vamos fazer um balanço desse milagre?

O comunismo não deu certo na URSS e em todos os outros países onde chegou ao poder. Não é o modelo que não funciona. Ele foi mal implementado. Este é o argumento para refutar o fracasso econômico, político e social da utopia comunista. Como uma tribo precisa acreditar em uma causa, o milagre econômico chinês caiu como uma luva para os que acreditam no fim do capitalismo, como um certo presidente eneadáctilo sul-americano.

CURTA HISTÓRIA

A história da China maoista é um filme de terror, com milhões de mortos no Grande Salto à Frente e na Revolução Cultural. Isso mudou em 1978, quando Deng Xiaoping declarou que não queria saber a cor do gato, desde que ele matasse ratos. Aí começou a maior ascensão socioeconômica da história, com mais de 700 milhões de pessoas saindo da miséria imposta pelo comunismo de Mao. Para os órfãos da União Soviética, isso foi a vingança suprema. Estava provado que o modelo igualitário funcionava.

PARAÍSO DOS PROLETÁRIOS

Olhando um pouco mais de perto, o paraíso, como no capitalismo, não é para todos. Uns 200 milhões (40%) da força de trabalho urbana são trabalhadores temporários, que não têm nenhum tipo de direitos trabalhistas, previdência social ou assistência médica.

Outros 300 milhões são migrantes internos ilegais. Sim, você precisa de uma permissão para mudar de uma cidade para outra. Eles estão fora do sistema Kuhou, que garante acesso a escolas para os filhos, saúde, aposentadoria. Os agricultores ganharam o direito ao uso da terra, mas não aos benefícios dos trabalhadores legais das cidades. Eles são mais de 500 milhões, com benefícios limitados ou nenhum.

Como as estatísticas da China não são confiáveis, tanto que o Pochmann quer adotar no IBGE, esses números podem variar muito, mas, seguramente, só uma minoria tem direitos trabalhistas, previdência, saúde e educação, como no Brasil. Esta é uma bomba que explodirá mais cedo ou mais tarde.

Você conhecia este lado negro (ou vermelho) do paraíso chinês?

Fonte: “From Proletariat to Precariat – China’s 200m Gig Workers are a warning for the World” – The Economist.

#ismarbecker #China #Capitalsmo #socialismo #Comunismo #DireitosSociais

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest