Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

O DÓLAR ESTÁ AFUNDANDO

Tudo que sobe cai, diz a lei da gravidade. Será que o dólar está perdendo o papel de moeda global?

A resposta para esta pergunta é diferente dependendo da ideologia ou nacionalidade de quem responder. Vamos ver a resposta de um americano keynesiano moderado, que critica políticas fiscais populistas e déficits descontrolados, tanto em países ricos quanto em emergentes.

No seu último livro, “Nosso dólar, teu problema”, Kenneth Rogoff prevê uma perda da dominância do dólar em um processo lento e gradual, descartando a substituição por moedas de países autoritários como a China.

UM POUCO DE SORTE

Como grande vencedor da Segunda Guerra, os EUA emergiram como a potência mundial, com a base industrial intacta, com instituições fortes, com condições de garantir a liquidez do mercado. O dólar era e ainda é aceito nos bancos, pelos ditadores corruptos e pelos traficantes. Lembram do assessor de um deputado petralha de alto coturno? Que moeda ele levava na cueca?

SEM CONCORRÊNCIA

Muitas vezes você só precisa ser um pouco melhor do que o adversário para ganhar. O Rublo da URSS, o Iene, o Euro e, agora, o Yuan chinês, não são alternativas para o dólar por razões econômicas (livre convertibilidade, volume em circulação) ou políticas (manipulação).

INVEJA ALHEIA

Com o controle da impressão da moeda, mesmo após acabar com o lastro em ouro, os EUA foram beneficiados por poder sustentar um duplo déficit (balança comercial e pública), financiado pelos outros, por controlar a taxa de juros, e usar o dólar como arma, em sanções (weaponization), congelando depósitos de inimigos em guerra.

ATIRANDO NO PÉ

Apostar que não existe alternativa, manter déficits fiscais fora de controle e juros baixos, pode estar chegando ao limite.

ATERRIZAGEM SUAVE

Como todas as outras moedas globais (Real Espanhol, Florim Holandês, Libra Esterlina), o dólar será substituído algum dia, mas não no futuro próximo, como deliram os líderes autoritários corruPTos do Sul Global. Eles vão acabar antes do dólar.

Qual sua aposta para uma nova moeda global?

Fonte: “Our Dollar, Your Problem: An Insider’s View of Seven Turbulent Decades of Global Finance, and the Road Ahead” – Kennet Rogoff.

#ismarbecker #economia #juros #inflação #Dolar #comex

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest