A tecnologia digital, o dinheiro e a força estão destruindo a democracia liberal. Quer saber por que a civilização ocidental está ameaçada?
A democracia liberal é o pior modelo de governo existente, mas melhor do que todos os outros testados. O problema são as constantes ameaças de interessados à esquerda e à direita de aproveitar a liberdade do sistema para desvirtuá-lo ou acabar com seu funcionamento imperfeito.
CURTA HISTÓRIA DAS AMEAÇAS
– Segunda Guerra: com o Nazismo e o Comunismo dominando a Europa, e o New Deal intervindo nos EUA, o temor era que a democracia seria comandada por tecnocratas, burocratas, planejadores, não eleitos. Esta seria a única solução para enfrentar as ameaças autoritárias. Este cenário foi descrito por James Burnham em The Managerial Revolution. O novo mundo seria uma ordem estável, hierárquica, comandada por gestores tecnoburocráticos, mas extremamente autocrática.
– Pós-guerra: inspirado em Burnham, George Orwell enxergou que estávamos caminhando para uma Burocracia Totalitária, com uma Ordem Absoluta e Repressiva, que nos levaria para Distopia (contrário de utopia) totalitária sem saída. Era o poder do Grande Irmão, no livro 1984. Qualquer semelhança com a China, sonho de consumo dos órfãos da defunta URSS, não é coincidência.
TECNODITADURAS
Hoje, as democracias estariam sendo controladas por predadores sem escrúpulos, que prosperam no caos, segundo Giuliano da Empoli em “Hora dos Predadores”. O palco da posse de Trump, com os donos ou gestores da Big Techs atrás dele, resume a ameaça para a democracia americana.
Como estes inimigos são desconhecidos, para os quais não temos anticorpos, estaríamos tão indefesos como os Astecas ou os Incas quando os espanhóis chegaram ao México e ao Peru. Foram dizimados pelas armas ou pelos germes.
Figuras como Musk, Zuckerberg, Jeff Bezos, Sam Altman têm uma visão messiânica do mundo, muito mais disruptiva do que o messias daqui.
Com o dinheiro, e os instrumentos de manipulação que têm, querem reorganizar o mundo segundo suas visões. As decisões que ele, mais um pequeno grupo, tomam solapam o poder da democracia convencional, transformando-se em uma tecnocracia digital.
Em um cenário de medo, confusão, mudanças abruptas, onde a esmagadora maioria da população está perdida, eles podem se apresentar como a única solução possível, assumindo o controle absoluto.
Como podemos enfrentar estes predadores?
Fonte: “A hora dos predadores: como autocratas e magnatas digitais estão levando o mundo à beira de um colapso orquestrado” – Giuliano da Empoli.
#ismarbecker #economia #política #Liberdade #opressão #Utopia #Distopia



