Quando os recursos são limitados (leia-se escassez), a concorrência é inevitável. Você pode vencer a concorrência sendo justa, quando os outros criam sua própria justiça?
A imagem que quase todos os empreendedores e executivos de sucesso têm é de alguém sem escrúpulo, que não hesita em passar por cima de princípios, ética e das pessoas. Cá entre nós, em muitos casos isto é verdadeiro.
Um post do Sérgio de Faria Bica Jr https://www.linkedin.com/posts/sergio-de-faria-bica-jr-778a2218_os-clientes-nos-procuram-por-quem-somos-activity-7362785270150160384-v2Qe?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAAARo_foBpfX5GE_-09VncWDfJ_1OyK0NtBc me fez questionar se as oportunidades que perdi, por seguir princípios e não passar por cima dos outros valeu a pena. Acompanhe minha reflexão para ver a que conclusão cheguei. Nietzsche, um dos maiores e mais criticados filósofos da história, dá algumas pistas para responder esta pergunta, na teoria do senhor e do escravo.
CAMINHO DO PODER
O senhor se impõe pela própria força. Ele cria valores sem depender dos outros, sem se importar com os outros. O escravo vive no ressentimento, só pode reagir aos desejos do senhor, pois não pode impor sua vontade. Aplicando esta lógica aos negócios, só aqueles sem escrúpulos, que não se preocupam com colegas, fornecedores ou concorrentes, que manipulam dados, chegam ao poder.
DILEMA DO PODER
Durante algum tempo, esta estratégia deu resultados. Eike Batista e Marcelo Odebrecht, no Brasil, Richard Fuld (Lehman Brothers) e Travis Kalanick (Uber) são bons (ou maus?) exemplos. Tiveram uma ascensão meteórica, para cair como um meteoro, destruindo tudo quando se estatelar no chão.
EQUILÍBRIO NO PODER
É possível superar as regras do poder pelo poder a qualquer custo. É possível escrever a própria história sem passar por cima dos outros.
Usar a inteligência emocional, a empatia, o trabalho em equipe, a criatividade, estimular o potencial de cada um, dar e receber feedbacks, deitar-se no travesseiro e dormir bem, acordar e não ter vergonha do que está vendo no espelho. Estas são algumas das regrinhas básicas para o verdadeiro equilíbrio no poder.
Eu não me arrependo das oportunidades que perdi por seguir meus princípios.
Qual o preço que vale a pena pagar pelo sucesso?
Fonte: “Lohnt es sich, im Spiel um Macht und Erfolgt Ehrlich zu sein?” – Kunst des Denkens.
#ismarbecker #motivacao #valores #carreira #poder #principios



