A GLOBALIZAÇÃO MORREU. VIVA A DESINTEGRAÇÃO.

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Estamos em uma guerra entre o protecionismo de Trump e o mercantilismo chinês. Quer saber por que nenhum dos dois pode vencer?

A imprevisibilidade das ações de Trump, somada com as negociações bilaterais, são burras. Dito isto, a ordem econômica mundial, comandada pelos EUA, era insustentável. O mundo, especialmente a Europa e a China, terão que pensar em alternativas.

Este é o resumo do cenário mundial na opinião do Martin Wolf, do Financial Times, um dos melhores analistas de economia da atualidade. Como ele enxerga com uma dose minha de pimenta.

O desequilíbrio econômico, composto pelo enorme déficit da balança comercial dos EUA e dos gigantescos superávits da balança comercial da China e da Alemanha, era insustentável. Embora de maneira errática, as medidas protecionistas de Trump tentam atacar este problema. Os EUA não podem continuar a bancar a polícia e ser o filantropo mundial, pagando a conta de defesa da Europa, do Japão, enquanto a China diz claramente que quer acabar com a democracia liberal ocidental.

A China já percebeu que não pode encarar este inimigo de frente. Teve sorte de encontrar um governante senil, de uma potência média na América do Sul, que está fazendo o papel do inimigo dos EUA, enquanto negocia as tarifas de importação.

O discurso do mundo multilateral, com organizações como ONU, OMC, onde os EUA pagavam a grande parte da conta, mas todos tinham um voto, acabou. Tentar desbancar o dólar que pagava essas contas, sem ter um substituto, era um sonho de uma noite de verão, hoje defendida somente pelo governante senil da América do Sul.

O crescimento econômico mundial vem caindo ao longo dos últimos anos. O da Europa é pífio, o da China manipulado. As tarifas de importação dos EUA vão derrubar ainda mais o crescimento. O governante senil da América do Sul declarou que, se os EUA não comprar os produtos do seu país, ele vai vender em outro lugar.

Primeiro, ele nunca vendeu nada, além de falsas promessas. Segundo, vai vender para quem? Temas caros aos transformadores do mundo com o dinheiro dos outros, como aquecimento global, desigualdade, identitarismo, foram para a prateleira. Ele deverá falar para uma meia dúzia de gatos-pingados sem dentes na COOP 30.

Os maiores beneficiários da globalização foram os pobres da China e dos países que produziam para os países ricos. Os trabalhadores destes países ricos, que perderam seus empregos para fábricas que foram para a China e outros países, elegeram Trump e outros populistas de direita. Eles vão pagar mais pelos produtos importados, cuja demanda vai cair, o que vai provocar uma queda do poder aquisitivo global, principalmente nos países que se beneficiam da globalização.

O que vai acontecer com o país do governante senil?

Fonte: Something Huge Is Happening to the Global Economy | FT’s Martin Wolf – Pyotr Kurzin | Geopolitics; “The old global economic order is dead”, Martin Wolf, Financial Times.

#ismabecker #economia #dolar #comex #geopolitica

 

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest