Trump está fazendo a coisa certa da maneira errada. Pode incendiar o planeta. Quer saber por quê?
LIÇÕES DA HISTÓRIA
Três das maiores potências da história (Roma, Império Britânico, URSS) acabaram por uma combinação de excesso de gastos militares, aumento de impostos, desvalorização da moeda, inflação, paralisia das instituições estatais, elites acomodadas, ameaças externas e internas. O que está acontecendo nos EUA não é coincidência, segundo o historiador Stephen Kotkin.
Dois dados comprovam isto:
– Os EUA representam 5% da população, 25% do PIB e 50% do gasto mundial em defesa.
– Os EUA estão na situação prevista na Lei de Ferguson, que diz que “Uma potência entra em declínio quando os gastos com juros da dívida superam os gastos com defesa”.
A coisa certa que Trump está fazendo é tentar reduzir o gasto com defesa (Otan, por exemplo), mas erra ao reduzir os impostos, o que vai aumentar ainda mais a gigantesca dívida pública.
MUDANÇAS PELO CAOS
Embora não seja claro que Trump tenha uma estratégia, as ações deste segundo mandato provocaram mudanças inimagináveis ao longo do planeta.
– Europa e Canadá já estão assumindo parte da responsabilidade, e da conta, de defesa.
– Japão e Coreia do Sul deverão seguir o mesmo caminho.
– China terá que rever seu modelo exportador.
Do lado fiscal, contudo, os déficits federais passam de 2 trilhões por ano, sem considerar eventuais gastos com uma guerra para proteger Taiwan, por exemplo. Pior do que isto, o pacote de redução de impostos, com a sigla megalomaníaca de Big, Beautiful, Bill Act, pode fazer a dívida explodir. Isto já está provocando a fuga dos títulos públicos dos EUA e a desvalorização do dólar.
AÇÃO – REAÇÃO
Desde janeiro, Trump declarou uma blitzkrieg (guerra relâmpago) contra inimigos, na visão dele, internos e externos. Alguns estão paralisados, sem saber o que fazer, mas as primeiras rachaduras na barragem começam a aparecer. O super assessor Elon Musk pediu o boné, além de sair atirando. As absurdas tarifas de importação, contra amigos e inimigos, são constantemente adiadas. Já foi até criado um acrônimo para descrever este comportamento: TACO (Trump Always Chicken Out), Trump sempre foge no final. O Judiciário já suspendeu algumas decisões federais.
A sabedoria popular nos ensina que comemos a sopa, mais fria do que foi servida.
Vamos queimar a boca com a sopa servida pelo Trump ou ela será servida fria?
Fontes: “The World in Flux and Trump’s Role in a New Equilibrium” Stephen Kotkin Lecture – Nathan Watson; “Michael Beckley: Has the United States Gone Rogue?” Foreign Affairs Interview.
#ismarbecker #geopolitica #economia #guerra #exportações #China #EUA



