Enquanto aguardamos o assessor do Xi Jinping sugerir como censurar as mídias sociais, é importante lembrar da liberdade de expressão para o progresso da humanidade.
“O único propósito pelo qual o poder pode ser legitimamente exercido sobre qualquer membro de uma comunidade civilizada, contra a sua vontade, é para prevenir danos a outros”. Este é o Princípio do Dano, formulado por um John Stuart Mill, um dos grandes filósofos liberais.
Provavelmente a grande maioria concorda com esta definição, mas o problema é quem define o que pode prevenir danos a outros? Na China, de onde o (des) governo vai buscar assessoria, palavras como 4 de julho, data do massacre da Paz Celestial, democracia, conceito subversivo, Liberdade de Imprensa, ameaça à narrativa estatal, são proibidas.
No Irã LGBTQ, liberdade religiosa, liberdade de expressão, podem ser usadas criminalmente pelos autores.
Minha experiência – Grande mídia.
Escrevo no Jornal A Gazeta, de São Bento do Sul, há 11 anos, e no Jornal do Médio Vale, de Timbó, há 6 anos. Comecei com um pequeno texto sobre as causas, e cenários, dos protestos de 2013. Menos de seis meses depois, alguns membros do diretório dos trabalhadores que não trabalham exigiram direito de resposta. Como assino a coluna, tiveram que pagar a nota. Além de ofensas pessoais, afirmaram que eu estava estudando na Harvard Business School, porque nenhuma faculdade brasileira me aceitou. O passo seguinte foi uma ameaça de processo judicial. A final foi uma ameaça física. Não parei de escrever.
Minha experiência LinkedIn
Fui cancelado por iniciativa de doutrinadores de uma conceituada (sic!) universidade. Levei seis semanas, até receber um pedido de desculpas do LinkedIn. Dificilmente um post mostrando os desmandos do (des) governo deixam de ser comentários agressivos, com palavrões.
IDEIAS DE JOHN STUART MILL – 1859
- Liberdade de pensamento e expressão: uma opinião falsa contrária à sua pode ajudar a esclarecer a verdade. Uma opinião verdadeira, contrária à sua, te obriga a argumentar melhor, sob pena de a sua perder validade.
- Tirania da maioria: os partidos de esquerda eram críticos da censura durante o período militar. Por que passaram a defender o controle social da imprensa, e agora trarão um chinês para auxiliar a censura?
- Liberdade de conduta: desde que não prejudique o outro, cada um pode professar sua religião, suas preferências pessoais, seu modo de vida.
- Diversidade: a pluralidade fortalece o grupo. Opiniões individuais, muitas vezes de pessoas que fogem dos padrões, são as bases para grandes mudanças. Spinoza e Giordano Bruno questionaram leis consideradas sagradas. O primeiro foi expulso do judaísmo e perseguido pelo catolicismo e puritanismo. O segundo foi queimado pela Igreja Católica.
- Limites do Estado: o poder do Estado deve ser limitado à justiça e à segurança. As eventuais restrições devem ser exceções, não regras.
Você já foi censurado nas mídias sociais ou outro meio? Como reagiu?
Fonte: “What if Truth Offends? – Publish Anyway” – Peter Singer, Big Think; “On Liberty – John Stuart Mill.
#ismarbecker #Liberdade #Censura #democracia #verdade



