ENGENHEIROS PRECISAM ESTUDAR FILOSOFIA

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Engenheiros são especialistas em decidir como fazer uma casa ou uma máquina. Na era da IA, que faz isso mais rápido, eles não deveriam perguntar o porquê antes do como?

A engenharia é uma ciência exata, onde predominam mindsets matemáticos, físicos e químicos. Uma grande parte dos trabalhos que os engenheiros fazem poderá ser feita pela Inteligência Artificial, mais rapidamente e com menos erros. Será o fim da profissão de engenheiro?

Em um artigo da Harvard Business Review, Marco Argenti defende que a filosofia prepara os engenheiros para enfrentar os desafios éticos e sociais na interação entre tecnologia e humanidade. Algumas das vantagens do engenheiro filósofo seriam:

  1. Formular perguntas

A IA não é inteligente, ela é só muito mais rápida em buscar respostas que já foram dadas para perguntas. Por isso, fazer as perguntas de uma forma clara potencializa o resultado da resposta. Nada melhor do que a filosofia, que começa perguntando de onde vim, quem sou, para onde vou?

  1. Aprimorar pensamento crítico

Embora fórmulas tenham premissas claras, às vezes deveríamos questionar estas premissas. Nada melhor do que a filosofia para questionar. Lembremos do “Só sei que nada sei” de Sócrates.

  1. Decisões éticas

Quanto vamos delegar à IA? Uma solução técnica não pode trazer consequências negativas em uma população?

Vale a pena um engenheiro estudar filosofia? E as outras profissões?

Fonte: “Why Engineers Should Study Philosophy” – Harvard Business School – Marco Argenti.

#ismarbecker #gestao #motivacao #filosofia #carreiras #oportunidades

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest