DEPENDEMOS DO PRAZER

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

DEPENDEMOS DO PRAZER

Nossa vida é uma luta interminável entre buscar prazer e evitar a dor. Como sair deste castigo de Sísifo de empurrar eternamente uma enorme pedra montanha acima, só para ver ela rolar para baixo?

O princípio do prazer foi formulado por Freud há mais de 100 anos. Em 1965, os Rolling Stone retomaram o tema com a música “I Can´t Get no (Satisfaction)”. O que eles queriam nos dizer?

  1. Prazer x satisfação

Prazer é efêmero. Passa rápido. Talvez o melhor exemplo seja o orgasmo. Satisfação vem do processo de enfrentar desafios, riscos. É o processo de sair da zona de conforto. Como diz o Robin Sharma em Clube das 5 da manhã: “Toda mudança é difícil no começo, confusa no meio e linda no final”.

  1. Novidade e aprendizado

Nosso cérebro é ávido por novidades. Aprender é buscar o novo. A dopamina (hormônio do prazer) é produzida pela novidade, boa ou má. Quanto mais desafiador, mais dopamina, mais prazer, por mais tempo. Talvez isso explique o esforço e o risco do alpinista em escalar uma montanha, só para descer em segurança e buscar a próxima.

  1. Rotina é tédio

Lembra dos versos da música Cotidiano? “Todo dia ela faz tudo igual”? O passarinho está mais seguro dentro da gaiola, mas ele não pode voar.

  1. Satisfação e esforço

Tudo que exige esforço, físico ou mental, gera satisfação. Escrever um texto para postar no LinkedIn, aprender algo novo, abrir um cliente, fazer uma palestra para muitas pessoas gera satisfação antes, durante e depois. Muitas vezes, durante o processo, você entra no Flow descrito por Mihaly Csikszentmihalyi, esquecendo de todo resto.

  1. Correr riscos

Maior risco = maior recompensa. Ninguém nunca criou nada sem correr risco, sem vencer o medo. A satisfação não vem somente de atingir o objetivo, de conquistar algo, mas do processo. O problema é que correr riscos pode ter consequências negativas. Talvez por isto, alguns renunciem à liberdade com a promessa de governos autoritários de direita ou esquerda.

Duas frases do livro resumem a satisfação, o que é satisfação:

“A zona de conforto é um lugar bonito, mas nada cresce lá”.

“A satisfação não vem com as recompensas, mas em procurar o que você não entende”.

Deu para entender por que os Rolling Stones ainda têm satisfação cantando “I can’t get no satisfaction”, por 70 anos?

Fonte: “Satisfaction – The Science of Finding True Fulfilment” – Gregory Berns.

#ismarbecker #motivação #oportunidades #Felicidade #proposito #conquistas

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest