A estatística mostra que menos de 10% das empresas familiares chegam à terceira geração. Quer conhecer uma que completou 75 anos, com a terceira geração no comando?
Em setembro de 2022, visitei a Ruy de Lacerda. Foi uma verdadeira aula de perenização de uma empresa familiar. Vejam o que escrevi após a visita.
Escrever todos os dias no LinkedIn pode parecer um exercício inútil. Na segunda-feira (26/09), tive uma prova de que não é. Aproveitando uma viagem à Alemanha, Inglaterra e Portugal, fui a Porto visitar o meu amigo virtual (agora pessoal) David Zamith.
Para começar, ele é um exemplo de que a globalização é um fenômeno antigo. O pai era de Malta, a mãe da Escócia e ele nasceu em Portugal.
David é um exemplo de que uma empresa familiar pode dar certo por gerações. Perenizou a empresa não por ser genro do fundador, mas como resultado desta fórmula:
SUCESSO = 10% de TALENTO (o que ele tem bem mais do que os 10%) + 10% do MEIO (estava no lugar certo, casado com a filha do dono) + 80% de ESFORÇO (a transpiração que vem depois da inspiração).
A conversa, seguida de um ótimo almoço com uma dose (não tão pequena) de um excelente vinho branco do Douro, foi uma aula de como encaminhar a sucessão de uma empresa familiar.
Acompanharam a aula, António Nogueira da Costa, consultor de empresas familiares, e Raul Fernando Oliveira. Pena que o mestre Renato Bernhoeft não estava conosco. Ele escreveria mais um livro! Os quatro princípios que o David Zamith segue:
- Fazer um protocolo familiar, estabelecendo as regras do jogo dos proprietários, sendo um dos três círculos do modelo de John Davis.
- Preparar sucessores desde cedo, sem medo de concorrência.
- Buscar atividades/projetos para quando sair da operação.
- Dividir o seu conhecimento e experiência para melhorar o mundo. Deixar um legado.
Ouvi as três primeiras recomendações. Vivenciei a quarta, na prática. Obrigado David Zamith pelas lições de vida.
Qual é o seu legado?
Três anos depois, Ruy de Lacerda completa 75 anos. Uma matéria no jornal A Vida Econômica resumiu os seis pilares que sustentam a empresa:
- Aposta nas pessoas.
- Humanismo
- Conciliação trabalho e família.
- Formação continuada.
- Criar valor em favor do bem comum e da ética.
- Sustentabilidade – Responsabilidade Ambiental.
A Ruy de Lacerda é prova de que as empresas familiares de sucesso seguem algumas regras básicas comuns.
Você acrescentaria algum pilar de perenidade das empresas familiares?
Fonte: “Um Legado de Excelência, Sustentabilidade, Inovação e Ética Comercial” – Jornal A Vida Econômica; https://www.ruydelacerda.pt/brasil-veio-a-ruydelacerda/.
#ismarbecker #EmpresasFamiliares #Sucessao #Negocios #Motivacao #Carreiras



